Segundo uma nota do MCIC, o evento tem como propósito celebrar o batuco, ao mesmo tempo valorizar esta manifestação cultural secular em Cabo Verde.
O evento irá iniciar-se com a actuação das crianças do programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura), para dar as boas-vindas aos homens e mulheres do batuco.
O “Maior Tereru di Batuku du Mundu” contará com duas rodas de batuco, “Mudjeris na Batuco” e “Homis na Batuco”.
Serão 35 elementos de Tarrafal, 202 de Santa Catarina,11 de São Salvador do Mundo, 9 de São Lourenço dos Órgãos, 38 de São Miguel, 113 de Santa Cruz, 66 de São Domingos, 44 da Praia, 59 de Ribeira Grande de Santiago e 56 do Maio, que vão dar brilho a este evento, que contará com actuação do músico Princezito.
Orçado em 3800 contos, o "Tereru" vai decorrer na Rua Pedonal, na cidade de Assomada, das 09h00 às 17h30.
O Batuco é uma manifestação cultural secular em Cabo Verde, que combina poesia, voz, música e dança. Prática de “tereru”, de quintal, foi gerado a partir do saber popular, da oralidade, redunda numa prática social, simultaneamente, ritual e acto festivo, prenhe de conteúdo cultural, expressão de uma identidade própria.
Em meados da década de 90, entra na fase de revitalização, graças à combinação de factores de cariz sociopolítico associados às mudanças ocorridas no país e ao impulsionamento dado por actividades culturais que foram aparecendo.