Nina Simone – Interior e música assente em Mulher-Liberdade

PorPaulo Lobo Linhares,19 mar 2023 10:50

​Vou acreditando…, continuando num quase questionar, que: quem vem para a música fá-lo por missão. Há porém génios que me fazem sentir e ter a certeza disso.

Hoje, ouvia Nina Simone pela milésima… e primeira vez – o ser musical que provavelmente mais admiro. Se pudesse traduzir graficamente seria uma linha constante. Creio que todos os que gostam de Nina também assim o sentirão, digo eu.

Quando os músicos são sempre eles próprios, prendem-nos, absorvem-nos e vão mais longe: quase que nos mostram que a música só faz sentido para partilha de emoções. Numa biografia, Nina terá dito que quando está em palco só lhe interessa o partilhar o que realmente sente – o emocional do momento – da alegria à tristeza. Aliás, a filha terá confessado que o grande problema da mãe foi ter sido sempre 100% ela própria.

Liberdade – a palavra que permitiu que a cantora e compositora pudesse assim o ser. Depois de um célebre espetáculo, perguntaram-lhe o que é a liberdade, ao que ela responde: “não sei definir a liberdade, é algo que se sente, sendo assim impossível descrever” … apesar de mais tarde ter confessado que dois momentos traduzem a liberdade para ela: para além do palco – os primeiros 3 anos de vivência com a filha e o período em que viveu na Libéria.

Nina tem várias fases, várias músicas para vários estádios da vida. Talvez isso a torne coerentemente preciosa. Começa em criança por aprender música clássica e os compositores de renome do piano. Depois de anos de aprendizagem para os exames de uma das mais famosas escolas dos EUA, terá sido aprovada…porém recusada a sua inscrição. Vivíamos os anos do racismo assumido americano da década de 50. Desapontada muda de cidade e começa a carreira em casas de música. Rapidamente ganha nome, ganha palcos, ganha carreira e prestígio. O piano era o seu parceiro e o palco, seu espaço de liberdade. Contudo, o que continua a ver a acontecer com os negros americanos não a deixa em zona de conforto e começa a usar a música como facilitadora de mensagens. Torna-se claramente “a voz musical dos direitos civis”, entrando aqui em nova fase da sua carreira… abdicando da estabilidade da fama dos palcos – como o do conceituado espetáculo de “At Carnegie Hall” – gravado em disco e de audição obrigatória.

Quase no mesmo ano, também numa gravação ao vivo de vários espetáculos - “Nina Simone In Concert” – é registada um dos mais poderosos temas de intervenções anti-racismo de sempre – o tema “Mississippi Goddam” – que passa a tema-referência dos movimentos de protestos. A voz de timbre único começa a carregar discursos que incomodavam mais. Diminuem os espetáculos e Nina parte então para a terceira faze da vida dela – a partida para a Libéria, onde procura encontrar-se e conseguir a receita para a tal revolta interior que sentia. Diz ter encontrado liberdade na Libéria, mas por anos esqueceu-se do piano…o peso da liberdade confortava-a …enquanto a ausência da música deixava vazios.

image

Anos mais tarde parte para Paris e os espetáculos voltam, mas já numa Nina em que as inconstâncias e procuras pessoais passam a incapacidades agora medicadas. Contudo a artista continua e começa a ser definida como a “cantora que com base numa disciplina clássica adquirida, foge e encosta-se à liberdade do Jazz” – sobretudo do Blues. A música de Nina fugia às classificações – era própria, originalmente dela.

Continuou a passá-la ao público que após o tempo de ausência ainda tinha Nina bem presente: as “rainhas são inesquecíveis” …

A sua música povoa-nos. A sua inquietude interior torna-se magia quando compreendida como por exemplo nas letras de “Stars” ou “Don’t Let Me Be Misunderstood” – … sim, “But I’m just a soul whose intentions are good…Oh, Lord, please, don’t let me be misunderstood”.

Foi a criança treinada para ser a primeira negra a tocar numa sala de espetáculos enquanto as crianças brincavam.

Foi jovem que não desistiu da música, e partiu à sua procura – tendo criado o teu próprio género musical.

Foi guerreira e sábia defensora dos direitos civis, numa América podre e num “Mississippi Goddam” – que gritou tão alto tornando-se eco sobre as manifestações de milhares.

Também cantou de forma sublime o amor, ou um amor-protecção, na beleza de “I Loves you Porgy” …tendo com este tema deixado tinta para que outro mestre – Keith Jarrett, fizesse do mesmo outro momento de pura beleza…

Mas acima de tudo foi mulher em tempos conturbados. Foi mulher de Março e de todos os meses e dias… foi feminina(e)mente bela em discreta superioridade.

Ahh, antes de morrer, Nina Simone recebeu um diploma honorário da escola que um dia não a deixou continuar (ainda bem…) os seus estudos da música clássica.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1111 de 15 de Março de 2023.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Paulo Lobo Linhares,19 mar 2023 10:50

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  20 mar 2023 10:40

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.