​Festival Literatura-Mundo 2023 em homenagem a Dulce Almada e Antonio Tabucchi

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,26 mai 2023 16:36

O Festival de Literatura-Mundo do Sal decorrerá de 08 a 11 de Junho, e vai homenagear a linguista cabo-verdiana, Dulce Almada Duarte e o escritor italiano Antonio Tabucchi. Com a Curadoria Científica da professora Inocência Mata, o festival reunirá num só espaço mais de 30 escritores de diferentes latitudes.

À semelhança dos anos anteriores, escritores, editores, tradutores, professores, investigadores e leitores interessados, de várias paragens do mundo, participam, durante quatro dias, de diferentes painéis de apresentação e mesas de trabalho sobre os fazeres literários definidos como Literatura-Mundo, para além de diálogos entre os participantes.

Márcia Souto, da Rosa Porcelana Editora, organizadora do evento, avançou numa comunicação enviada à Inforpress que além de escritores e professores cabo-verdianos chegam ao convívio científico-literário desta V edição escritores estrangeiros vindos nomeadamente da Alemanha, Angola, Brasil, Itália, Portugal e São Tomé e Príncipe, participando uma média de 31 homens e mulheres de letras, sendo 14 escritores cabo-verdianos e 17 estrangeiros.

O tributo conta com sessões de elogio realizadas por Adelaide Monteiro, Amália Lopes e Filinto Elísio (Dulce Almada Duarte) e Clara Silva, Luca Fazzini, Marco Piazza e Roberto Francavilla (Antonio Tabucchi).

De destacar, também, a participação de estudantes na programação do evento, com percurso literário e trabalhos sobre a linguista Dulce Almada Duarte.

A novidade do FLMSal 2023 é a criação do prémio “LHANA” de Literatura para premiar a prosa literária, cujo vencedor(a) será anunciado(a) na sessão de encerramento que deverá ser presidida pelo ministro do Turismo e dos Transportes, Carlos Santos.

O espaço Literatura-Mundo do Sal tem como propósito ajudar a consolidar a ilha do Sal como centralidade literária em Cabo Verde e inscrevê-la como Ilha Literária reconhecida internacionalmente, promover a reflexão e o debate sobre o tema da Literatura-Mundo, pleitear o alargamento dos Cânones Literários face aos plurais e diversos fazeres literários internacionais.

E, através de parcerias e redes de contactos, fazer circular e dialogar com os autores e suas obras numa plataforma externa alargada.

A abertura da edição 2023 do Festival deverá ser presidida pelo Presidente da República, José Maria Neves, e com actividades no auditório do Hotel Belorizonte, sessão de leituras nas Salinas de Pedra de Lume, visitas de escritores ao Complexo Educativo Manuel António Martins, ao Colégio Letrinhas e à Escola Básica e Secundária Olavo Moniz.

O evento no Sal contará com uma conferência inicial sobre o tema “Literatura-Mundo”, três sessões científicas (Momentos Científicos), três sessões de diálogos temáticos (Reflexões e Debates), exposição e doação de livros à Biblioteca Municipal do Sal, leituras diversas e encontros com estudantes das escolas básicas e secundárias da ilha.

O FLMSal realiza ainda algumas actividades de extensão este ano, a começar por Cabo Verde, numa parceria com a Santiago e a Câmara Municipal da Praia, em que alguns convidados ao evento do Sal estarão na Assomada e Praia para a “tematização” da Literatura-Mundo.

O FLMSal, projecto criado por Filinto Elísio, José Luís Peixoto, Márcia Souto e Patrícia Pinto, teve a sua primeira edição em 2017, com homenagens ao poeta cabo-verdiano Corsino Fortes e ao escritor português José Saramago, com uma extensão do evento no Brasil, numa parceria com o Fórum das Letras de Ouro Preto.

Na segunda edição, em 2018, as homenagens foram para o poeta cabo-verdiano Mário Fonseca e o escritor argentino Jorge Luiz Borges, contando com uma extensão em Portugal, numa parceria com a Casa Fernando Pessoa.

A terceira edição, em 2019, homenageou a realizadora cabo-verdiana Orlanda Amarílis e o poeta alemão Goethe, e realizou um tributo ao escritor Oswaldo Osório, tendo o evento uma extensão em Portugal, numa parceria com o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos.

A quarta edição, em 2022, rendeu homenagem ao poeta cabo-verdiano João Vário e ao tradicionalista maliano Amadou Hampâté Bâ, e realizou uma extensão na cidade da Praia em parceria com a Universidade de Cabo Verde e em Itália (Roma, Florença e Milão), com parceria das Universidades Roma Tre, U. Florença e U.Milão.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Tópicos

Sal FLMSal

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,26 mai 2023 16:36

Editado porAndre Amaral  em  20 fev 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.