​Filme “Ama Glória” será exibido pela primeira vez em Cabo Verde

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,10 jul 2023 7:39

O filme “Ama Glória” da realizadora francesa Marie Amachoukeli, que contou com participação da actriz cabo-verdiana, Ilça Zego, vai ser exibido nas cidades do Tarrafal de Santiago, da Assomada e da Praia.

A primeira exibição será amanhã, na cidade do Tarrafal, onde uma parte das imagens foram gravadas, em meados do mês de Março e Abril de 2022.

Em declarações à Inforpress, a actriz principal deste filme, Ilça Zego, avançou hoje que ela, juntamente com a realizadora e produtora vão chegar a Cabo Verde, no domingo, 09, para a estreia deste filme, nas três cidades da ilha de Santiago.

Segundo a mesma fonte, o filme começa a ser exibido na Cidade do Tarrafal, onde foi gravado todo o enredo deste filme, na terça-feira, 11, no mercado municipal, a partir das 18:00.

Na quarta-feira, 12, será na Universidade de Santiago, pelas 19:00, em Assomada, e, por fim, na Cidade da Praia, às 17:00, no Palácio da Presidência da República, no âmbito da comemoração da Independência de Cabo Verde, que se assinalou na quarta-feira, 05.

“Ama Glória” de Marie Amachoukeli tem um enredo que se relaciona com a emigração cabo-verdiana, baseada na vida real da realizadora deste filme, uma história que homenageia e retrata a vida de uma Ama(babá) que trabalhou com ela, mas que não é uma cabo-verdiana, embora retrate também a vida dos emigrantes quando saem de Cabo Verde à procura de uma vida melhor num outro país.

“O filme Ama Glória conta a história de Cleo, que tem apenas seis anos de idade. Ela ama loucamente a sua Ama, Glória, que a tem criado desde que nasceu, porque perdeu a mãe ainda bebé. Mas a Glória teve que voltar urgentemente para Cabo Verde para estar com os filhos. Antes de sair, Cleo pede-lhe para manter a promessa de vê-la novamente, o mais rápido possível. Glória convida-a para conhecer a sua ilha e a sua família, para passarem um último verão juntos”, contou a mesma fonte.

Este filme foi produzido pela empresa de produção cinematográfica francesa Lilies Film e sob a coordenação da empresa cabo-verdiana Kriol Ideias.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,10 jul 2023 7:39

Editado porAndre Amaral  em  4 abr 2024 23:29