​Nhelas Spencer é novo presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música

PorDulcina Mendes,13 out 2023 14:10

O músico e compositor Daniel Spencer Brito (Nhelas Spencer) foi empossado esta sexta-feira, 13, como novo presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM).

A votação terminou na quinta-feira, 12, onde Nhelas Spencer foi eleito com 97,3% dos votos. Assim a SCM conta a partir de hoje com uma nova equipa que irá dirigir aquela entidade de gestão colectiva dos direitos de autores e conexos.

A nova equipa é formada pelo presidente Nhelas Spencer e pelo vice-presidente João Miranda.

No seu discurso de posse, Nhelas Spencer começou por agradecer à equipa cessante pelo trabalho que tem feito e que está com dinamismo e muita vontade de trabalhar.

“Espero que a direção eleita venha a dar vazão às questões que vamos enfrentar no futuro. E agora é trabalhar, trabalhar e alcançar novas metas”, destaca.

Nhelas Spencer disse que está na área de direito de autor desde 2005. “Sou, talvez, o mais antigo neste ramo”, afirmou.

“Vamos dar continuidade aquilo que já fizemos até agora e depois há aspectos que devem ser melhorados como banco de dados que precisa ser actualizado, para os colaboradores e cooperadores possam ter a sensibilidade a aquilo que acontece na vida da sociedade”, aponta.

O presidente ora empossado afirmou que vai continuar a contactar os utilizadores, mas sempre num clima de diálogo. “Vamos continuar a contactar os utilizadores, porque eles é que pagam pela utilização das músicas, é fundamental estreitar esta relação com os utilizadores, para que tenhamos mais capacidade de desenvolver outros aspectos que temos na sociedade”.

“O nosso compromisso é continuar a conversar e dialogar como com os utilizadores, bem como o Estado também, para que possam pagar os direitos que devem aos autores e compositores e intérpretes, mas tudo num clima de diálogo”, revela.

O presidente da Assembleia-geral, Homero Fonseca elogiou o trabalho feito pela presidente cessante, Solange Cesarovna e a sua equipa e disse que a SCM cumpre hoje uma nova etapa da sua vida.

“De facto assumir a implementação a partir do zero de uma entidade de gestão colectiva de direitos de autor e conexo sem qualquer tipo de experiência de funcionamento de uma entidade do tipo foi coragem que soa temeridade, mas os resultados estão à vista de todos que quiserem ver”, agradece.

Segundo citou, hoje temos uma entidade de gestão colectiva de direitos de autores e conexos tecnologicamente funcional com um staff capaz e empenhado. “Uma entidade que presta serviço altamente profissional, a tarefa da Solange Cesarovna e da equipa que dirigiu foi assumidamente árdua e difícil, mas a equipa foi altamente competente e eficaz, para que pudéssemos ter hoje uma sociedade respeitada no mundo inteiro”.

Homero Fonseca afirmou que a tarefa da equipa que recebe o testemunho liderado por Nhelas Spencer não será a mais fácil.

“É que a dinâmica natural das coisas coloca a equipa liderada pelo Nhelas Spencer desafios outros, mas não menos importantes e não menos difíceis. A SCM ocupa hoje outros patamares e as exigências acompanham a evolução da nossa entidade”, acrescenta.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,13 out 2023 14:10

Editado porDulcina Mendes  em  26 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.