Numa nota enviada, o IPC explicou que a medicina tradicional é uma prática e um conhecimento transmitido de gerações em gerações, fortemente usadas como alternativa ou em complementaridade com a medicina convencional.
“Popularmente conhecido como `remedi téra`, a medicina tradicional está, muitas vezes, entrelaçada com crenças espirituais e práticas rituais. Em todas as comunidades e em todas as ilhas temos as figuras de curandeiros”, refere.
A mesma fonte frisou que em muitas comunidades cabo-verdianas, a medicina tradicional e a medicina ocidental coexistem e são usadas de forma complementar. “As pessoas podem buscar tratamentos tradicionais para certas condições e recorrer a médicos ocidentais para outras”.
E que é neste sentido que o IPC através da Direcção dos Museus promove a exposição, com o intuito de retratar a medicina tradicional como parte importante da cultura e da história do país, afirmando, mais uma vez, como uma instituição que trabalha na preservação e promoção das tradições.