Patrícia Portela (Portugal), João Nemi (Brasil) e Shauna Barbosa (Cabo Verde) são os escritores convidados, nesta conferência que tem como objectivo primordial “aproximar culturas, vozes e identidades em comum com a língua portuguesa”, segundo um comunicado enviado à Lusa por João Caixinha, coordenador do Ensino Português nos Estados Unidos da América (EUA).
“Todos os anos é lançado um tema comum aos países parceiros e amigos (Portugal, Brasil e Cabo Verde), para que cada escritor possa dar o seu testemunho pessoal e intimista sobre o mesmo. O que se espera é que cada autor possa fazer uma apresentação sobre este tema com base na sua obra e na sua bagagem pessoal e empírica, numa troca de ideias entre o público e o painel”, diz a nota.
Depois da fase de pandemia, esta conferência retorna ao modelo presencial, propondo-se a refletir sobre o que os autores produzem, pensam e como dão voz às suas palavras nestes três espaços da Lusofonia, diante da ideia de “Interartes” dentro do cânone literário.
A proposta passa ainda por ser um espaço para reflexão, discussão e intercâmbio, assim como uma oportunidade de se apresentar a produção literária lusófona a um público maior e interessado na troca de informação.
A conferência é gratuita e aberta ao público e promovida pelo Centro de Língua Portuguesa Camões/UMass Boston, em parceria com o Departamento de Estudos Ibero-Latino-Americanos da UMass Boston e os Consulados Gerais de Portugal, Brasil e Cabo Verde em Boston, nos EUA.