Este ano, o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) convidou as escolas primárias e jardins situados perto da sua sede, em Achada de Santo António, a realizar um Carnaval com temática Olímpica.
Segundo o COC, as quatro escolas, sendo Nova Assembleia, Nova Presidência, Eugénio Tavares, Les Alizés e o jardim Sonho das Crianças aderiram à ideia de desfilar em um único grupo contando a história Olímpica e de Cabo Verde no maior evento desportivo do mundo.
A mesma fonte realçou que este projecto que decorre desde Dezembro de 2023, possui uma componente educativa, onde os alunos e crianças do jardim tiveram a oportunidade de conhecer atletas Olímpicos, que partilharam as suas experiências, bem como estiveram de visita ao Comité Olímpico, para entenderem como funciona a instituição e o trabalho de preparação logística, para a participação de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos.
“Estas escolas entram literalmente no espírito Olímpico a não competir entre si, mas a estarem juntas no espírito da amizade, do respeito e do fair play, em busca de um bem maior que é o conhecimento e a inspiração para novos atletas e novos bons cidadãos”, frisa.
O grupo Carnaval Olímpico será um grupo de animação pelo que não irá competir com as escolas no desfile oficial. A passagem do Carnaval Olímpico está marcada pelas 15:10, do dia 11, domingo, na avenida de cidade de Lisboa, mesmo dia do desfile das escolas primárias.
A embalar o desfile as escolas contarão com uma música de composição de George Barbosa, que retrata a história dos Jogos e o sonho de Cabo Verde de chegar aos Jogos Olímpicos e brilhar.
O Carnaval contará com a participação das crianças e atletas trazidas pelo Comité Paralímpico de Cabo Verde, bem como os grupos Mon na Roda e Acroart que farão a composição de todo o enredo.