Segundo a responsável da associação Tabanka Djarmai, Marinha Santos, o objectivo da realização deste evento, já na terceira edição, visa valorizar o batuco na ilha, uma vez que houve tempos de alguma dinâmica e também algum resfriamento, mas que neste momento está a conhecer uma nova dinâmica.
Conforme adiantou, o evento previsto para este sábado, na cidade do Porto Inglês, vai contar com a participação de dois grupos de Santa Catarina de Santiago, além de mais seis grupos locais.
Adiantou, por outro lado, que a festa da Tabanka Santa Cruz, conheceu na quinta-feira, 25, com a realização da tradicional "kutxida", adiantado que a festa vai continuar até o dia 10 de Maio, cujo ponto alto vai ser a realização da missa e cortejo até a Cruz na Salina no próximo dia 03 de Maio.
Marinha avançou que, durante esse período, percorreram todos os povoados e todas as artérias da cidade do Porto Inglês levando a Tabanka e espírito de festa aos moradores daquela urbe, durante a qual também recebem ofertas para continuarem as suas actividades.
Para a realização do mini festival de batuco, a entrevistada da Inforpress assegurou que estão a contar com a colaboração da autarquia, bem como dos apoios e fundos da associação.