De acordo com nota do Centro Cultural do Mindelo, Alberto Koenig é um compositor por natureza e um contador de emoções que embala canções com o seu violão e traz aconchego na voz.
O jovem artista nasceu em Havana, Cuba (1988), cresceu na cidade da Praia, num ambiente musical, vivenciando as tocatinas, os ensaios e os concertos dos “Simentera”, grupo do pai Mário Lúcio.
Começou na música pela percussão e por volta dos 14 anos interessou-se pelo violão e começou a participar também em grupos musicais como BPM, DAW e TC. É nesse momento que conhece sua grande paixão, a composição.
“Em 2007, ao estudar arquitetura no sul do Brasil, conheceu grandes jovens músicos que possibilitaram o seu crescimento artístico. Tornando-se neste “cantautor de voz quente, e num poeta sentimental e ao mesmo tempo interventivo”, destaca o CCM.
De volta a Cabo Verde, Alberto Koenig foium dos vencedores do Festival Vis-à-Vis, o que o levou a uma tour de concertos pelo sul de Espanha e despoletou o arranque da sua carreira.
Desde então, tem subido aos grandes palcos de Cabo Verde e colaborado com grandes nomes da música cabo-verdiana.
O jovem, que é também integrante do grupo musical Azagua, lançou em junho de 2023 o single "Totoloto", e mais recentemente lançou o seu primeiro álbum intitulado "Trevoluson".