“Elas” está enquadrado na InSulada Session, o espectáculo intimista e conceptual que a label InSulada faz em parceria com o Palácio da Cultura Ildo Lobo na última quinta-feira de cada mês.
Este espectáculo, segundo a editora InSulada tem como objectivo tentar ajudar a elevar ou resgatar a música tradicional. “Na semana passada, a homenagem foi para os músicos que fazem as famosas Tokatinas, nesta quinta-feira, a homenagem vai para as compositoras femininas da nossa música”.
Conforme refere o compositor é um dos componentes vida mais belos da música, o que cria e oferece aos outros a beleza que sente e por tal tem a nobreza de partilhar com todos. A sensibilidade da mulher tem nuances desta beleza, a de criar, que só a elas pertencem.
“Há quem defenda que vêm sendo, ao longo dos tempos, menos destacadas do que merecem. Uma certeza temos: é sempre especial destacar a criação no feminino, sem datas definidas por calendários, respeitando apenas e sempre a admiração pela música em mulher”, realça.
Neste espectáculo, Zuleica Barros que terá como suporte instrumental o violão e cavaquinho de Quim Bettencourt, o teclado de Ulisses Português e a percussividade de Body.
“Juntos trarão temas de várias compositoras cabo-verdianas, sabendo que haverá próximas edições e palcos do "Elas" onde mais compositoras em mulher serão elevadas”, frisa.
Para esta edição, entre mais, alguns nomes serão cantados, como por exemplos os temas de Tete Alhinho, Sara Alhinho, Tututa, Sara Tavares, Neuza de Pina, Danae Estrela, Naty Martins, Elida Almeida e Mayra Andrade.