Participam neste projectos os grupos Mondon de Eugénio Lima, Buli Ladera de Paiol, Nova Alegria de Calabaceira, Flor de Rabenta de São Pedro e Espaço Aberto de Safende.
Segundo o presidente da Fundação Batuku CV, Bob Mascarenhas, o projecto teve início em 2016. “Primeiro fizemos na Calheta de São Miguel com 11 grupos, juntamente com a câmara municipal, depois fizemos na Assomada com 16 grupos também com a câmara municipal”.
Depois a Fundação veio para a cidade da Praia trabalhar com cinco grupos. “É um projecto que abrange todas as câmaras municipais do país”.
Bob Mascarenhas explica que está e primeira edição e que o objetivo do projeto e de promover o batuco e as batucadeiras. “Esta é a primeira edição, depois acontece a segunda edição, para abranger os outros grupos”.
O lançamento será no Pavilhão do Bairro Craveiro Lopes, às 16h00. Conforme Bob Mascarenhas, o lançamento será em grande, e contará com a participação dos grupos de batuque da Praia, que participaram no projecto.
“É uma compilação em que cada grupo colocou uma música, e desta vez fizemos com cinco grupos, porque quando começamos o projecto só cinco grupos estavam activo”, afirma.