De acordo com nota da Presidência da República enviada à Inforpress, o acto, previsto para as 16:00, conclui a condecoração dos compositores e grupos musicais e culturais que “marcaram a época e inspiraram gerações! com as suas canções de protesto e/ou de júbilo pela independência, conquistada em 05 de Julho de 1975.
Assim, avançou a mesma nota, Manuel de Novas receberá, a título póstumo, o 2.º Grau da Ordem Amílcar Cabral, “pela sua emblemática composição 5 de Julho nos camin pa flisidadi”, numa cerimónia que contará com a presença da família do falecido compositor, que receberá a distinção.
Também serão agraciados com a 2.ª Classe da Medalha do Vulcão os grupos musicais ‘Os Kings’, ‘Kolá’ e ‘Nova Aurora’ que, de acordo com a Presidência, marcaram a história musical de Cabo Verde.
Na a anterior cerimónia a 05 de Julho, no Palácio do Platô, na cidade da Praia, foram igualmente condecorados os músicos e compositores Daniel Alberto Rendall Moreira Monteiro e Alcides Spencer Brito, bem como o grupo musical ‘Os Tubarões’ com o 2.º Grau da Ordem do Dragoeiro, também pelo contributo musical e cultural que deram à luta pela independência.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) também foi distinguida com a outorga do primeiro grau da Ordem Amílcar Cabral, em reconhecimento ao seu “importante papel no desenvolvimento do sector da saúde em Cabo Verde”.