O programa do evento foi apresentado esta quarta-feira, 18, pelo vereador da Cultura e Economia Criativa, Jorge Garcia, numa conferência de imprensa.
Segundo Jorge Garcia, o evento está orçado em cinco mil contos, e tem como propósito transformar o centro da cidade num grande mercado de ofertas ao nível cultural e turístico, sob o signo da diversidade e de performances de destaques nos domínios da música, da dança, das artes circenses e das artes plásticas.
“A Noite Branca tem sido uma oportunidade para evidenciar o forte potencial da capital do país em termos de dinamização de uma agenda cultural marcada pela consciência e qualidade das suas manifestações culturais capazes de atrair e envolver, ao longo do ano, milhares de pessoas provenientes das mais diversas paragens”, assegura.
O evento terá início às 17h30, na Praça Alexandre Albuquerque, com o primeiro palco “Praça da Família”, com música ao vivo, estátuas vivas, acrobacias, pintura facial e vai prolongar-se até às 22h00.
Conforme disse, os momentos altos do certame acontecerão com as actuações no “Palco Jovem”, na Avenida Amílcar Cabral, das 19h00 às 05h00 da madrugada, com a apresentação de mais de 30 artistas, nomeadamente Mito Kaskas, Fidjus Code de Dona, Tuna Tavares, Leydy Indira e Vanessa Ssaneva.
Além disso, disse que estão programados ainda o “Palco Tradicional”, com um leque de actuações mesclando artistas consagrados e talentos emergentes, como casos de Terezinha Araújo, Nildson Lila, Meno Petxa, Zul Alves e Eneida Moniz.
Haverá batuque, na rua Pedonal, em frente ao Mercado do Plateau, que contará com, pelo menos, 20 actuaçoes de diversos grupos de batuque provenientes dos diversos bairros da capital.
Em relação às medidas de segurança do evento, garantiu que já estão acautelados junto da Polícia Nacional, Polícia Municipal, Bombeiros, Protecção Civil, Cruz Vermelha, mas que a CMP apela ao civismo e predominância de um ambiente de concordância entre os munícipes, a semelhança do que tem acontecido nas edições mais recentes.
Por outro lado, o vereador da Cultura e Economia Criativa apelou a presença massiva dos munícipes neste certame.