Segundo uma nota enviada, trata-se de uma mostra que apresenta uma retrospectiva da sua criação e fases, retratadas numa carreira artística muito sólida e diversificada.
“A pintura desse autor se sobressai pelas simbologias que incorporam narrativas visuais com identidade, cores definidores, traços vigorosos e movimentos; projetam a imagem de um artista com largas referências estéticas das várias artes e culturas, tendo as artes visuais, designadamente a televisão e a fotografia, como as suas grandes referências de base”, frisa.
A mesma fonte sublinha que por se tratar de uma colecção de quadros, na sua maioria inspirada e produzida em Cabo Verde, faz muito sentido que o público cabo-verdiano, apreciador das artes e curiosos, nas ilhas e na diáspora, se conecte com esta jornada artística muito significativa e simbólica para o artista e para Cabo Verde.
Conforme a mesma fonte, durante a sua estada em Portugal, o artista pretende ainda apresentar, na cidade do Porto, o seu livro de poesia, escrito em língua espanhola para um público relevante falante do castelhano, residente naquela cidade do norte.
Omar Camilo reside e cria em Cabo Verde há mais de 20 anos. Além de artista plástico, trabalhou e produziu na fotografia e na escrita criativa, bem como no cinema, em todas estas formas procurando construir a sua presença no mundo e um olhar atento sobre as realidades que ele proporciona.
No domínio da pintura, os seus trabalhos artísticos já estiveram patentes em mais de quatro dezenas de exposições individuais e coletivas em diversos países em quatro continentes.