Em seguida, a música tomou conta da Pracinha da Escola Grande, na cidade da Praia, com a actuação do projeto Kriol-Kréyòl.
Kriol-Kréyòl é o resultado de uma residência criativa que reúne o Mario Canonge Trio composto por Arnaud Dolmen, Michel Alibo e Mario Canonge, da Martinica e Guadalupe, com as vozes inconfundíveis de Boy Gé Mendes e Zulu Zulu, de Cabo Verde. Juntos, apresentaram seu groove caribenho característico.
O projecto musical marcou a abertura do festival com um encontro vibrante de ritmos, melodias e culturas, encantando o público com sua fusão de influências e sonoridades.
A primeira noite do KJF foi encerrada com a actuação do grupo CaboCubaJazz, liderado pelo pianista cabo-verdiano Carlos Matos, que mistura jazz latino com sonoridades crioulas.
Nesta sexta-feira, dia 11, iniciam-se os concertos pagos, com actuação de Mário Lúcio, seguida pelo trio do pianista martinicano Mario Canonge, a artista gambiana Sona Jobarteh e a banda francesa Sixun.
No sábado, dia 12, a cabo-verdiana Nancy Vieira abre a noite, antecedendo os norte-americanos Michelle David & The True Tones, as espanholas Las Karamba e o angolano Bonga.