View Fashion Week Dubai: Tutu Sousa estreia-se com arte e cor

PorDulcina Mendes,4 mai 2025 11:05

O artista plástico Tutu Sousa estará, de 8 a 11 de Maio, na View Fashion Week, em Dubai. Antes da viagem, Tutu Sousa decidiu realizar uma Mostra Prévia, “De Cabo Verde para Dubai”, na sua galeria de arte, na Cidade da Praia. A exposição reúne os trabalhos que estarão em exibição em Dubai e estará aberta ao público até o dia 30 deste mês.

Em entrevista ao Expresso das Ilhas, Tutu Sousa explicou que a oportunidade surgiu através da sua curadora Cristina Bernardini, em Portugal, e de um galerista iraniano com quem trabalhou no Dubai, no ano passado, durante a sua participação na World Art Dubai.

“O iraniano com quem trabalhei no Dubai este ano é um dos organizadores da View Fashion Week, evento que acontece há cerca de oito anos, e fez questão de incluir o meu trabalho, já que, pela primeira vez, vão integrar as artes plásticas no evento de moda. Recebi o convite com muito agrado, porque é um evento que recebe cerca de 12 mil visitantes por dia”, revelou.

Para Tutu Sousa, a grande visibilidade da feira é uma oportunidade para divulgar a arte cabo-verdiana no mercado árabe.

O artista vai levar oito quadros e duas esculturas e, além disso, fará uma pintura ao vivo durante os dias do evento.

“É também um evento super fantástico, estou muito ansioso, porque há anos venho tentando entrar no mercado árabe. Participar na World Art Dubai já é um desafio devido aos altos custos, e a View Fashion Week é ainda mais cara”, relatou.

Para viabilizar a sua participação, Tutu Sousa contou que recorreu a patrocínios. “Consegui parte do financiamento, mas ainda faltam recursos. Esta Mostra Prévia, além de apresentar o que levarei para Dubai, também disponibiliza outras obras minhas para venda, com o objetivo de angariar fundos”, disse.

A View Fashion Week terá duração de quatro dias. Segundo o artista, a participação na View Fashion Week terá um custo aproximado de 1.200 contos cabo-verdianos.

“É por isso que digo que esse evento é muito bom. É um investimento considerável, mas as obras já foram avaliadas e os preços são elevados. Se conseguir vender, será excelente”, afirma.

Para o artista, seria bom vender os quadros neste evento.

Estatuto do Artista

Sobre o Estatuto do Artista, Tutu Sousa destacou a importância do protocolo assinado entre o Ministério da Cultura e a TACV.

“Com este protocolo, consigo passagens mais baratas e transporte de materiais a custo quase zero. Transporto telas enroladas em canudos e materiais para pintura ao vivo, o que normalmente teria um custo elevado. Esta iniciativa foi muito feliz para nós, artistas”, sublinhou.

O artista elogiou o Estatuto do Artista, que considera fundamental para o reconhecimento profissional da classe. “O Estatuto garante contribuições à INPS, direito à reforma e facilita a importação de materiais de trabalho. O Estatuto traz muitas vantagens para o artista. Por isso, acho que foi muito feliz o Ministério da Cultura ter avançado com este projecto”.

Tutu Sousa aproveitou para agradecer ao Ministério da Cultura, aos TACV, à INPS e a todos os envolvidos.

Projectos futuros

Tutu Sousa revelou que tem vários projectos em curso. “Para este ano, ainda tenho alguns convites. Em princípio, vou estar no Festival de Arte de Viena, na Feira no Carrousel du Louvre (Paris), além de projectos nacionais”.

Além disso, disse que terá outra exposição no mês de Dezembro, além de pinturas de rua, workshops e palestras, que pretende realizar este ano. “Tudo a favor da Arte Nacional”.

Pinturas nas ruas

Sobre o trabalho de pintura de rua, Tutu Sousa disse já ter intervindo em várias ilhas do país.

“Além de Santiago, estive no Fogo e no Maio, onde trabalhei com o projecto 'Somos Pelo Ambiente'. Também já estive no Sal e em São Vicente”, enumerou.

O artista partilhou o seu sonho de ver Cabo Verde mais colorido e vivo.

“É um sonho que sozinho não consigo realizar. Preciso da colaboração de outros artistas. Felizmente, já há muitos a trabalhar nesse sentido”, reforçou.

Galeria

A Galeria Tutu Sousa, localizada na Cidade da Praia, está a funcionar muito bem, conforme relatou. “Este ano, fizemos uma programação diferente, enquanto no ano passado tivemos mais exposições minhas, da minha esposa e dos meus filhos”.

“Este ano, decidi abrir a porta para todos os outros artistas. No mês de Janeiro começámos com a exposição de Omar Camilo, depois a exposição de Elisabeth Gonçalves, a exposição da minha esposa e de uma prima dela, e terminou recentemente a exposição de Jacques Chopin”, apontou.

A Galeria terá ainda este ano a exposição de Nelson Lobo e de Sidney Cerqueira. “Vamos ter a exposição individual do meu filho, Marcos Sousa. Para finais do ano, temos a agenda aberta para mais exposições. Temos alguns convites que já fizemos, mas faltam respostas das pessoas, como o caso de Zelito Barbosa, do Fogo, e de Simone Spencer”.

Tutu Sousa disse que a Galeria está de portas abertas para todos os artistas que querem mostrar os seus trabalhos. “Temos margem para receber mais artistas, porque a ideia é mostrar às pessoas que esta Galeria não é só para Tutu Sousa e família, mas sim para servir a arte de Cabo Verde e do mundo. Estamos de portas abertas para todos os artistas. A Galeria tem estado a funcionar até agora, estou muito feliz com isso”.

Escola de Arte

Criar uma escola de arte é um dos projectos de Tutu Sousa. “Tenho essa vontade de criar uma escola de arte, e acredito que, mais para a frente, vou fazê-lo. Ainda não o fiz porque tenho dificuldade com o espaço”.

“Acredito que, num prazo máximo de três a quatro anos, vou criar essa escola, porque vejo que faz falta na Praia. Inclusive, tenho tentado, junto da Câmara Municipal da Praia, ter acesso ao espaço existente na Praça da Terra Branca, que está praticamente abandonado, para o transformar numa galeria ou escola de arte”, informou.

Na mesma linha, disse que pode conseguir outro espaço, no prazo máximo de três a quatro anos, para pôr a escola de pintura de pé.

Apoio

Para a sua participação na View Fashion Week disse que conta com o apoio do Ministério da Cultura, do Gabinete do Primeiro-Ministro, do NOSi, da Garantia Seguros, dos Correios de Cabo Verde, da Câmara Municipal do Sal e também de alguns amigos que, pessoalmente, quiseram dar-lhe uma colaboração financeira.

“Aproveito aqui para agradecer a todas as instituições que estão comigo neste evento. Acredito que, antes de viajar para Dubai, vou conseguir mais algum patrocínio de alguma empresa, porque, no fundo, é o nome de Cabo Verde que estou a levar”, frisou.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1222 de 30 de Abril de 2025.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,4 mai 2025 11:05

Editado porSheilla Ribeiro  em  4 mai 2025 16:30

pub.
pub
pub.

Rotating GIF Banner

pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.