A autora conquistou o prémio com o texto “Onde se meteu o galo depenado de meias chamado Rex?”. Segundo a mesma fonte, o texto de Nathalie Melo servirá de inspiração para as ilustrações a concurso.
A fase de ilustração tem início amanhã, 1 de Julho, e os artistas interessados poderão submeter os seus trabalhos inéditos até 31 de Outubro.
"O texto de Nathalie Melo, que servirá agora de inspiração às ilustrações a concurso, pode ser descarregado na página oficial da INCM Livros ou solicitado através do e-mail premiosliterarios@incm.pt", lê-se na publicação.
Criado pela Imprensa Nacional–Casa da Moeda, em parceria com o Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde e o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, o prémio representa um importante incentivo à criação literária infantojuvenil cabo-verdiana.
O galardão tem como objectivo contribuir para a preservação e valorização do património comum da língua portuguesa, além de fomentar a formação de novos leitores, que serão os autores e leitores do futuro.
O prémio presta também homenagem a Manuel Lopes, ficcionista, poeta, ensaísta e um dos fundadores da literatura moderna cabo-verdiana, nascido em Campinho, na ilha de São Nicolau, a 23 de Dezembro de 1907, e falecido em Lisboa a 25 de Janeiro de 2005.
Além de uma componente pecuniária no valor total de cinco mil euros (a repartir equitativamente entre as categorias de texto e ilustração), o prémio literário infanto-juvenil Manuel Lopes contempla ainda a edição em livro das obras vencedoras, com a chancela da Imprensa Nacional.