​Coro e Orquestra Gulbenkian com Mário Lúcio em concertos na Praia

PorDulcina Mendes,9 jul 2025 10:09

O Coro e a Orquestra Gulbenkian, em conjunto com o músico e compositor Mário Lúcio, apresentam-se nos dias 25 e 26 deste mês na cidade da Praia, em dois concertos inseridos nas comemorações dos 50 anos da Independência de Cabo Verde. Os espectáculos terão lugar na Assembleia Nacional.

Segundo uma nota enviada à imprensa, trata-se de um momento singular e de profundo simbolismo no contexto das celebrações do cinquentenário da independência do país.

Os concertos são gratuitos e os bilhetes estão disponíveis na plataforma soldout.cv e nos pontos habituais de distribuição.

É a primeira vez que o Coro e a Orquestra Gulbenkian se apresentam em Cabo Verde, dando continuidade a um projecto iniciado há três anos por iniciativa de Mário Lúcio.

Mário Lúcio idealizou realizar uma epopeia estética e pioneira, num encontro harmónico entre a música cabo-verdiana e a música erudita, com o intuito de trazer para o palco uma confluência de sonoridades e uma fusão de culturas, povos e nações, refere a nota.

O projecto concretizou-se em Junho de 2022, com três concertos realizados no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, que deram origem ao álbum “Cretcheu”, editado por Mário Lúcio no ano passado.

É esse projecto que agora chega a Cabo Verde, como oferta da Fundação Calouste Gulbenkian às celebrações do cinquentenário da Independência de Cabo Verde, sublinha a mesma fonte.

O concerto terá início com a obra “Ó Serpa!”, de Eurico Carrapatoso, e será dividido em duas partes: a primeira composta por seis temas da autoria de Mário Lúcio e a segunda por cinco mornas de compositores considerados por ele como ícones da música tradicional cabo-verdiana: Eugénio Tavares, B. Leza, Djunga, Antero Simas e Ano Nobo.

Com a participação e colaboração de músicos de diversas origens e sensibilidades, a Morna – Património Cultural Imaterial da Humanidade – é interpretada, ou como diz o mentor do projecto, "abraçada" por um mar de instrumentos, que funde saberes diversos e a eleva a patamares antes inexplorados.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,9 jul 2025 10:09

Editado porSara Almeida  em  9 jul 2025 23:22

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.