​Cabo Verde recebe “Tradição em Movimento” em celebração ao legado do PROCULTURA

PorDulcina Mendes,13 mar 2026 15:08

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. realiza entre 25 e 28 deste mês, em Cabo Verde, o evento “Tradição em Movimento”. Trata-se de uma iniciativa do projecto PROCULTURA, que visa dar visibilidade ao impacto de sete anos de cooperação cultural entre a União Europeia e os PALOP-TL (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste), na área da música.

Segundo uma nota enviada, o evento acontecerá nas ilhas de Santiago e de São Vicente, em locais como: Palácio da Cultura Ildo Lobo, Centro Cultural Português e Auditório Nacional Jorge Barbosa, na Cidade da Praia, e no CNAD - Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design, em Mindelo.

De 25 a 28 deste mês, o programa integra oficinas e residências artísticas, painéis e palestras de discussão de temas relacionados com a cultura e vários concertos, com artistas como Bela Zango (Moçambique), Lenna Bahule (Moçambique), Nara Couto (Brasil), Nino Galissa (Guiné-Bissau).

Entre 2019 e 2026, o PROCULTURA apoiou um conjunto de actividades desenvolvidas por escritores, artistas, estudantes, docentes, instituições de ensino, entidades públicas, associações culturais, empresas e outros agentes do ecossistema cultural e criativo dos PALOP-TL, em articulação com parceiros da Europa, África, América e Ásia.

Nesta etapa conclusiva, o programa reforça a aposta na mobilidade, internacionalização e conexão entre agentes culturais, dando visibilidade aos resultados alcançados, com especial enfoque nas áreas da Música, Artes Cénicas e Literatura Infanto-juvenil.

A mesma fonte refere que “Tradição em Movimento” afirma-se como um momento de celebração, reflexão e projecção futura da cooperação cultural entre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste, consolidando redes, promovendo talento e reforçando o papel da cultura como motor de desenvolvimento sustentável.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,13 mar 2026 15:08

Editado porAndre Amaral  em  13 mar 2026 17:24

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.