Federação anula meia-final entre Ultramarina e Mindelense

PorNuno Andrade Ferreira,1 ago 2017 12:03

1

A Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF) comunicou hoje a decisão de anular a meia-final do campeonato nacional da modalidade, entre FC Ultramarina e CS Mindelense. 

A Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF) comunicou hoje a decisão de anular a meia-final do campeonato nacional da modalidade, entre FC Ultramarina e CS Mindelense. 

 

Através de comunicado, a FCF justifica a decisão com a necessidade de garantir "princípios da verdade e da ética desportiva que determinaram o não apuramento do finalista dessa meia-final". 

Como consequência desta decisão, a eliminatória será repetida, tendo os clubes que realizar os jogos da 1ª e 2ª mãos, para definição do segundo finalista do nacional de futebol. Garantido na final está, há várias semanas, o Sporting da Praia, à espera de conhecer o seu adversário. 

Recorde-se que o Conselho de Disciplina decretou a nulidade do processo disciplinar instaurado ao FC Ultramarina, na sequência da não realização do jogo da 1ª mão das meias-finais por falta de chave para abrir o portão do Estádio Orlando Rodrigues, em Tarrafal de São Nicolau. O Mindelense ainda recorreu dessa decisão, mas o órgão negou provimento ao pedido do campeão nacional em título. 

O comunicado da FCF, assinado pelo secretário-geral, Dan da Graça, é datado de ontem, 31 de Julho, dia que marca o fim oficial da época futebolística em Cabo Verde. Antes de conhecida a posição do órgão máximo do futebol cabo-verdiano, os três clubes ainda em prova no nacional deram conta da sua alegada indisponibilidade para prosseguirem os treinos durante o mês de Agosto, justificando essa decisão com factores financeiros, desportivos e de fadiga dos atletas. 

Apesar disso, segunda-feira, em conferência e imprensa, na Cidade da Praia, o presidente do Sporting, Carlos Daniel Caetano, fez saber que os atletas continuam disponíveis para entrar em campo para os jogos do título mas só se a questão das meias-finais ficar resolvida até dia 4, o que não é provável.

Uma longa novela

A novela em torno da meia-final do campeonato nacional de futebol arrasta-se há mais de um mês. Na primeira data marcada para o jogo da 1ª mão, 24 de Junho, a falta de alguns jogadores do Mindelense, que não conseguiram chegar a São Nicolau, levou ao adiamento da partida por 24 horas, para dia 25. A situação manteve-se e o desafio foi novamente adiado, para terça-feira, 27. À terceira não foi de vez e o jogo não aconteceu. O responsável pela abertura das portas do estádio não apareceu e as equipas não conseguiram entrar no Municipal Orlando Rodrigues. 

O caso chegou às mãos do Conselho de Disciplina da FCF que, num primeiro momento, a 30 de Junho, sancionou a equipa tarrafalense com mão pesada: derrota no jogo não disputado, 15 mil escudos de multa, um ano de suspensão e pagamento de uma indemnização à Federação. A Ultramarina interpôs recurso.

Enquanto aguardava resposta ao recurso, a equipa viajou até São Vicente, para disputar o jogo da 2ª mão, que venceu por 2-0.

Em meados de Julho, 14, o Conselho de Disciplina pronunciou-se, finalmente, sobre o recurso apresentado pela equipa de São Nicolau. Em nova reviravolta, o órgão da Federação Cabo-Verdiana de Futebol decidiu pelo arquivamento do processo, ficando sem efeito o castigo aplicado semanas antes.

O Mindelense ainda apelou ao Conselho de Justiça mas sem sucesso, uma vez que o pedido não teve provimento. 

A decisão de hoje não implica o fim da história, uma vez que se desconhece a disponibilidade das equipas para continuar em prova.  

 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Nuno Andrade Ferreira,1 ago 2017 12:03

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  2 ago 2017 8:37

1

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.