Xadrez: Wilhelm Steinitz, o criador do jogo de posição

PorAntónio Monteiro,21 ago 2017 11:58

1

O austríaco Wilhelm Steinitz (1836-1900), campeão do mundo durante 28 anos (1866-1894) é considerado o criador da Escola Clássica do Xadrez, distinguindo-se por lances profundamente lógicos que visavam a realização de planos inovadores: exploração de erros microscópicos (peões isolados, casas fracas, peças sobrecarregadas), paralisia progressiva das peças do adversário, bloqueio central antes de atacar nas alas, etc.)

Mestre da defensiva, mais que da ofensiva, grande especialista em aberturas fechadas, Steinitz é considerado o “pai” do Gambito da Dama, além de ter contribuído para o aperfeiçoamento de inúmeras outras aberturas, entre elas: Gambito Evans, Gambito do Rei, Giuoco Piano, Abertura Escocesa, Abertura Ponziani, Ruy Lopez, Abertura Vienense, Defesa Francesa, Defesa Holandesa e Defesa Petrof. Na sua juventude jogava em estilo romântico, sintetizou e renovou completamente a teoria da sua época, sendo ainda um dos maiores finalistas de todos os tempos.

Foi, talvez, o pensador mais original e profundo de toda a história do jogo dos dois reis. Apesar disso, quando o peso da idade já se fazia sentir, perdeu o título de Campeão do Mundo em 1894 e morreu em extrema pobreza alguns anos depois.

Steinitz foi um jogador excêntrico e cultivava o mau hábito de cuspir nos adversários para desmoralizá-los. Era considerado pela imprensa o jogador mais impopular do mundo! Com uma altura de 1,5 m, com deficiência no andar, míope, com artrite e uma enfermi-dade pulmonar, facilmente irritável e foi qualificado por seus contemporâneos como megalómano. Steinitz terminou os seus dias, a 12 de Agosto de 1900, num asilo mental, na ilha de Ward, próximo de Nova Iorque sem ter realizado o seu último sonho – defrontar o próprio Criador. “Estou disposto a jogar contra Deus, oferecendo-lhe um peão de vantagem”. Não sabemos se a partida foi disputada, nem qual o seu desfecho. Real, factual é a partida conhecida como “The Battle of Hastings” (A Batalha de Hastings) que Steinitz jogou com von Bardeleben e cujos lances finais propomos ao leitor. “Uma autêntica jóia do xadrez”, “uma das mais belas combinações de toda a história do xadrez”, são alguns dos superlativos que acumulou esta partida disputada em Hastings, em 1895, contra Von Bardeleben. Steinitz recebeu pela sua magnífica prestação o Prémio de Beleza do mais importante torneio do século XIX. Apesar de ter perdido o título no ano anterior a favor de Emanuel Lasker, o Morphy de Viena, como era conhecido, mostrou, nesta partida, que um rei do xadrez nunca perde a majestade.     

 

Wilhelm Steinitz 

vs 

Curt von Bardeleben

“The Battle of Hastings”

Hastings (1895),
Greco Gambit (C54) 1-0 

 

Posição após 25.Th7+ e as pretas abandonam

 

Steinitz que nunca deixava os seus créditos por mãos alheias apressou-se logo a mostrar à plateia o mate em 10 lance que só podia ser evitado com perda ruinosa de material 25...…Rg8 26. Tg7+ Rh8 27. Dh4+ Rxg7 28. Dh7+Rf8 29. Dh8+ Re7 30. Dg7+ Re8 31. Dg8+ Re7 32. Df7+ Rd8 33. Df8+ De8 34. Cf7+ Rd7 35. Dd6# mate.

 

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 820 de 16 de Agosto de 2016. 

 

 

 

 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:António Monteiro,21 ago 2017 11:58

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  17 mar 2021 4:26

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.