Governo quer Cabo Verde bem representado nos Jogos Olímpicos de Tóquio’2020

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,16 dez 2017 18:16

O Ministro do Desporto disse que vai criar todas as condições para que Cabo Verde tenha uma representação condigna nos Jogos Olímpicos de Tóquio’2020.

Fernando Elísio Freire assumiu este compromisso, na sexta-feira, no acto da tomada de posse dos novos órgãos sociais do Comité Olímpico Cabo-verdiano, COC, para o quadriénio 2017/2021, tendo destacado a importância da filosofia do jogo limpo para que os valores do olimpismo possam prevalecer na sociedade cabo-verdiana.

O governante considerou na ocasião ser importante que toda a sociedade saiba o significado dos valores de “ganhar e perder, a honestidade do jogo limpo, o trabalho da equipa”, destacando serem valores muitos importantes e que precisam ser bem incutidos no seio de toda a sociedade, sobretudo a desportiva.

Para Elísio Freire, o seu Governo está a montar os centros de alto rendimento na cidade da Praia e projecto idêntico em São Vicente, no sentido de criar condições, cada vez melhores, para uma grande participação de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos e na melhoria da prestação das federações.

O governante manifestou a sua satisfação pela “entrada de outras lideranças no desporto”, o que a seu ver irá contribuir para aumentar a qualidade desportiva e os níveis de gestão do “saber fazer”, o que o mesmo considera de muito importante para a afirmação do desporto.

Fernando Elísio Freire augurou votos de sucessos e trabalho conjunto no sentido de contribuir para que o desporto possa ser um elo de inclusão social muito forte e, acima de tudo, um factor de afirmação de Cabo Verde no mundo, “com homens e mulheres cosmopolitas, com valores”, de modo que Cabo Verde possa ser, cada vez mais, um país melhor”.

De referir que o Comité Olímpico Cabo-verdiano continua a ser dirigida pela professora Filomena Fortes, que, entretanto está a frente de uma equipa dirigida por novos integrantes, na sua maioria presidentes das federações desportivas.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,16 dez 2017 18:16

Editado porDulcina Mendes  em  16 dez 2017 18:16