Aguinaldo Vera-Cruz é o grande vencedor da preliminar do campeonato nacional de xadrez

PorAntónio Monteiro,10 jun 2018 9:58

​Aguinaldo-Vera Cruz, da Pinéu Chess de S. Vicente, é o grande vencedor da pre­liminar do 2.º Campeonato Nacional Individual Absolu­to (CNIA) realizada de 31 de Maio a 03 de Junho, na Cida­de do Mindelo. Luís Fernan­des, também da Pinéu Chess, classificou-se em segundo lu­gar e a fechar o pódio e o apu­ramento ficou Gil Teixeira, da Académica da Praia.

A Associação Pinéu Chess de Vicente foi a grande vencedora desta preliminar, pois junta ao campeão nacional (António Monteiro) mais dois jogadores (Aguinaldo Vera-Cruz e Luís Fernandes) apurados para a final do Campeonato Nacional Individual Absoluto-2018 que decorrerá de 04 a 8 de Julho também em S.Vicente.

  • Factos e curiosidades desta Preliminar | Gil Teixeira foi o único Campeão Regional, neste caso da Praia, a se apu­rar para a fase final, de­monstrando que o mode­lo adoptado para o CNIA deste ano vai tornar a competição mais forte e com maior justiça para os melhores jogadores:

    - Sidney Spínola, vice-Campeão Regional do Sal (em substituição do campeão regional que não é nacional de Cabo Verde) classificou-se na 8.ª posição;

    - Iliano Santos, Campeão Regional de S. Nicolau, classificou-se em 11.º lugar;

    - Hermes Costa, Campeão Regional de S. Vicente, ficou em 16.º;

    - Romário Lima, Campeão Regional, de Santo Antão ocupou a 25.ª posição;

    - Esta preliminar do CNIA é, até hoje, o torneio mais forte realizado em Cabo Verde só com jogadores nacionais.

    - Dos actuais 14 jogado­res de Cabo Verde com ranking internacional par­ticiparam 7 neste torneio;

    - Após este torneio Cabo Verde terá mais 3 joga­dores na lista do ranking internacional, atingindo assim os 17;

    - Participaram neste tor­neio 27 jogadores (11 re­presentando equipas de S. Vicente – Pinéu Chess e Castilho; 8 represen­tando a ODERF da ilha do Sal; 4 representando a Académica da Praia; 2 representando a Escola Balatazar Lopes da Silva, de São Nicolau e 2 repre­sentando o Solpontense, de Santo Antão).

Quadro completo dos jogadores apurados para a final do Campeonato Nacional Individual a decorrer de 4 a 8 de Julho em São Vicente: António Monteiro (campeão nacional e melhor Elo nacional); Aguinaldo Vera-Cruz e Luís Fernandes (1º e 2º classificados na preliminar do CNIA), da Pinéu Chess de S. Vicente; Luís Barros (2.º melhor Elo nacional) e Gil Teixeira (3.º lugar na preliminar), da Académica da Praia; Éder Pereira (3.º melhor Elo nacional) da ODERF, do Sal.

António Monteiro, Luís Barros e Aguinaldo Vera-Cruz, repetem a final de 2017 realizada na ilha do Sal.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:António Monteiro,10 jun 2018 9:58

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  11 jun 2018 7:08

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.