A afirmação foi feita em declarações à imprensa, depois do encontro, no salão de banquetes do Palácio do Governo, com as delegações de Cabo Verde que participaram nos XI Jogos da CPLP em São Tomé e Príncipe e na IIIª edição dos Jogos Africanos da Juventude em Argel, Argélia.
Cabo Verde conquistou 18 medalhas nos XI Jogos Desportivo da CPLP, a melhor prestação de sempre do arquipélago nas competições internacionais, tendo também conseguido nos Jogos Africanos da Juventude duas medalhas de prata e dois recordes nacionais de atletismo.
E para que Cabo Verde continue nessa “senda” de vitória, Fernando Elísio Freire lembrou que o Governo já mudou a legislação e está a mudar o nível das infra-estruturas, no domínio institucional e de financiamento, de modo a que Cabo Verde tenha cada vez mais campeões.
Em relação à participação de Cabo Verde nessas duas competições, disse que doravante é fundamental criar as condições para que esse caminho seja “sem retorno” e que leve o país a novas conquistas.
“É por isso que nós já criamos a Bolsa Atleta para ajudar os desportistas de alta competição a estudar e trabalhar (…), já fizemos o regulamento das escolas de iniciação desportiva e estamos a criar o Centro de Alto Rendimento de Cabo Verde, para que possamos ter cada vez mais momentos desses”, frisou o ministro
O capitão da selecção nacional de futebol sub-16, Hélio Semedo, em representação dos atletas que participaram nos Jogos da CPLP, disse que conseguiram representar Cabo Verde da melhor forma possível e com muito desportivismo.
“A medalha de prata que conseguimos é prova disso e todos os atletas que estiveram em São Tomé e Príncipe saíram de lá muito felizes”, salientou o jovem futebolista.