O chefe de Estado fez esta declaração à imprensa, após ter recebido, na Presidência da Republica, os atletas, técnicos e dirigentes que representaram Cabo Verde nos Jogos da CPLP e nos Jogos Africanos da Juventude.
Jorge Carlos Fonseca observou que a aposta no desporto escolar é um “investimento seguro”, dado a importância de “cultivar boas práticas” nos jovens, apontando também o futebol feminino como “uma mais-valia” na luta para “ultrapassar os estereótipos e questões de género”.
“O investimento no desporto é sempre um investimento seguro, ajuda a formar cidadãos, ajuda a potenciar atletas, contribui para prestigiar o país fora de portas. O desporto é uma escola de valores positivos e saudáveis”, reforçou.
O Presidente da República mostrou-se “orgulhoso” da prestação dos atletas nas duas competições, e destacou que o país, apesar de pequeno, sempre que participa em competições internacionais fá-lo da melhor forma.
“Não se pode ser campeão em tudo, o fundamental é ter ambição e estarmos presentes da melhor maneira possível”, sustentou.
Durante o encontro, Jorge Carlos Fonseca fez questão de conhecer os medalhistas e parabenizar todos os presentes, salientando o “bom trabalho desempenhado” pela comitiva de atletas, treinadores e dirigentes.