Este número é superior ao do ano passado, quando teve nove jogadores cabo-verdianos, com o destaque para Heldon Ramos “Nhuck” (Vitória de Guimarães) e Gelson Martins (Sporting), que este começam uma nova aventura.
Heldon desvinculou-se do Sporting de Portugal e assinou pelo Al Taawon, da Arábia Saudita, enquanto Gelson Martins assinou pelos espanhóis do Atlético de Madrid, após rescindir o contrato com equipa leonina portuguesa.
Dos 11 futebolistas, o mais experimentado neste campeonato é o internacional cabo-verdiano Babanco, que vai para a sua nona temporada, sendo três no Estoril Praia, um no Olhanense e vai começar a terceira temporada seguida no Feirense.
O jogador teve ainda duas épocas na segunda divisão ao serviço do Arouca e uma experiência internacional, por uma temporada, no AEL Limassol, do Chipre.
Como colega de equipa, Babanco vai ter este ano o “capitão” da selecção nacional, Marcos Soares, que regressa ao futebol português, colocando o fim numa ausência de sete anos, com passagens por Roménia, Chipre e Angola
Na segunda liga, denominada Ledman ProLiga, este numero é maior, mais quatro, ou seja, estão 15 cabo-verdianos, com o destaque para o internacional Ricardo Silva, que regressa ao Famalicão, clube que representou na época 2001/2002, no seu terceiro ano como jogador profissional.
O jogador, de 37 anos, já representou em Portugal clubes como Freamunde, Beira-mar e Vitória de Guimarães, e teve curta passagem pelo campeonato chinês, ao serviço do Shandong Luneng.
I Liga
Aves: Carlos Ponck, Kelvin
Feirense: Babanco, Marco Soares
Sporting: Nani, Jovane Cabral
Porto: Hernâni
Tondela: Hélder Tavares, Patrick
Vitória de Setúbal: Mano, Jose Semedo
II Liga
Farense: Delmiro, Nuno Borges
Estoril Praia: Thierry Graça, Diney Borges
Penafiel: Hélio Cruz
Sporting da Covilhã: Kisley
Famalicão: Ricardo Silva
Leixões: Sérgio Semedo, Kukula
Oliveirense: Félix Matthaus
Académico de Viseu: Tiago Almeida
Arouca: Ericson, Fábio Fortes
Cova da Piedade: Márcio Rosa, Ballack