​Nita Nédio aposta em atletas que militam no país para jogo com Guiné-Bissau

PorExpresso das Ilhas, Lusa,7 nov 2018 8:18

A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) divulgou ontem as convocadas para o primeiro jogo oficial do país, este mês frente à Guiné-Bissau, numa lista em que todas as jogadoras actuam em equipas do país.

A selecção feminina de Cabo Verde vai disputar a 16 de Novembro o primeiro jogo oficial de sempre frente à congénere da Guiné-Bissau, no Estádio Nacional, na cidade da Praia.

A equipa técnica será liderada por Silvéria 'Nita' Nédio, treinadora da escola de formação Bola P'Frente, da cidade da Praia, e terá ainda Artur Estrela, treinador do FC Llana, da ilha do Sal e campeão feminino em título, e Gustavo 'Gust', o treinador do Mindelense de São Vicente, vice-campeão nacional.

A primeira convocatória oficial incluiu apenas jogadoras que atuam em clubes do país e de quatro ilhas: São Vicente, Sal, Santiago e Fogo.

O estágio de preparação começa no próximo sábado, com a chegada das atletas à cidade da Praia.

Já a selecção da Guiné-Bissau chega ao país dois dias antes do jogo.

Com a criação da selecção feminina, a FCF pretende passar a participar em várias competições ao nível da Confederação Africana de Futebol (CAF).

A selecção de futebol feminino da Guiné-Bissau já tinha declinado um convite para participar na cerimónia de inauguração do Estádio Nacional de Cabo Verde, que aconteceu em agosto de 2014.

Em alternativa, a maior infra-estrutura desportiva do país foi inaugurada com um jogo entre as equipas femininas das ilhas de Barlavento (Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Sal e Boavista) e das de Sotavento (Maio, Santiago, Fogo e Brava).

Lista das convocadas:

- Guarda-redes:

Dirvania Araújo- Mindelense (São Vicente)

Jacinta Rodrigues - FC Llana (Sal)

- Defesas:

Edy Mara dos Santos - Mindelense (São Vicente)

Varsénia da Luz - Mindelense (São Vicente)

Lariza Rocha - FC Llana (Sal)

Eleonara dos Santos - Atletas de Cristo (Santiago)

Danilea Levy - Dorense FC (Sal)

Joseane Fernandes - Seven Stars (Santiago)

- Médias: