De acordo com o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Márcia Lopes é a primeira atleta cabo-verdiana a garantir lugar em Tóquio.
Lopes é uma das mais cotadas ginastas africanas como mostra a Federação Internacional de Ginástica, e com este convite irá representar Cabo Verde e o continente africano na modalidade.
O COC diz ainda que devido a pandemia, o país tem sofrido muito com o adiamento de provas qualificativas e mudanças nas regras de qualificação pelo que, só agora, começa a garantir lugares no maior evento desportivo do mundo.
“O Comité Olímpico como organizador da Missão de Cabo Verde aos Jogos Olímpicos tem trabalhado na preparação de toda a logística da delegação, para que o país esteja representado da melhor forma possível neste evento de escala mundial. Ainda gostaríamos de felicitar a Federação Cabo-verdiana de Ginástica pelo feito alcançado”, refere.
As Olimpíadas de Tóquio 2020, no Japão, serão realizadas de 23 de Julho a 8 de Agosto de 2021, tendo em conta que foram adiadas por causa da pandemia da COVID-19.