O anúncio foi feito hoje, em conferência de imprensa, realizada em São Vicente, pelo presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX), Francisco Carapinha.
"Pretende-se, acima de tudo, fazer uma grande competição internacional de xadrez e tentar não só a retoma das modalidades desportivas e também do turismo”, afirmou.
A prova deverá acolher 50 participantes e, de acordo com a FCX, já estão confirmados jogadores “titulados como grandes mestres e campeões internacionais”, como Sergey Tiviakov, da Holanda, Alina l’Ami (Roménia), Johan-Sebastian Christiansen (Noruega), Luís Galego, António Fernandes e Catarina Leite Oralova, de Portugal, Aleksa Strikovic (Sérvia), Maurício Vassallo Barroche (Espanha) e Mariano Ortega, de Cabo Verde.
A supervisão do torneio estará a cargo do árbitro português de categoria A, Carlos Oliveira Dias que, segundo a organização, “fará a despedida de arbitragem em Cabo Verde”.
Conforme o presidente da FCX, a realização do Open Internacional de Cabo Verde vai contar com o apoio do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ).