Em conferência de imprensa proferida em São Vicente, Ivan Santos, coordenador do projeto Ocean Race Village, fez um balanço positivo do trabalho feito e mostra-se confiante para a próxima edição.
“A Ocean Race é e provou ser mais do que uma regata. Carrega a bandeira da protecção dos oceanos e do ambiente. É um pretexto para colocar na agenda pública questões ecológicas e buscar soluções sustentáveis a todos os níveis. Acreditamos que conseguimos responder todas as demandas técnicas, logísticas e de adesão do público. Recebemos um excelente feedback por parte da organização da Ocean Race, o que nos dá alguma confiança e algum sonhar de que a segunda edição, daqui há 3 ou 4 anos sensivelmente, poderá passar de novo por Cabo Verde e por Mindelo”, diz.
Foram cinco dias (20 a 25 de Janeiro) com várias actividades e atracções que levaram cerca de 40 mil pessoas ao Ocean Live Park, junto ao Porto, superando as expectativas da organização. O número de camas na ilha é um desafio que Ivan Santos espera ver ultrapassado, com a conclusão dos hotéis em construção.
“Qualquer megaevento que poderá ser realizado aqui em São Vicente [deve ter em conta] a questão do número de camas disponíveis. Mas é algo que poderá melhorar. Já estão em construção cerca de quatro hotéis e os promotores poderão sentir mais confiança quando há disponibilidade de quartos e camas para organizar um evento desta magnitude, ou maior ainda”, realça.
Ivan Santos refere que os programas de sustentabilidade, aprendizado e voluntariado “foram um grande sucesso” e contou com a presença de 100 voluntários nacionais e estrangeiros, com acções em diversas áreas.
“Todos os resíduos sólidos recolhidos no evento serão tratados, reciclados e reutilizados. Todos os resíduos orgânicos também foram tratados e doados para pequenos criadores de animais. Os contentores com separadores de lixo feitos especialmente para o evento serão entregues às escolas e às associações comunitárias, assim como parte do mobiliário feito em palete. Não se trata de uma acção de caridade, mas sim uma acção sustentável”, aponta.
O programa de aprendizado, que teve como objectivo a mudança de mentalidade desde a tenra idade e dos jovens na questão da protecção dos oceanos, contou com a participação de 2254 crianças e jovens estudantes.
A regata Ocean Race está a caminho da Cidade do Cabo, na África do Sul, depois de uma paragem de cinco dias na cidade do Mindelo. Os veleiros deixaram o Porto Grande do Mindelo na tarde de quarta-feira.