“Parabéns David pela grande prestação. Fica na história como o primeiro medalhado cabo-verdiano nos jogos olímpicos”, escreveu Ulisses Correia e Silva, este domingo, na sua página do Facebook.
No mesmo texto, Chefe de Estado garantiu que “como previsto no regulamento governamental”, que define o regime de prémios para as competições desportivas, “David de Pina será contemplado com um valor de quinhentos mil escudos, pela conquista da medalha de bronze”.
Será também condecorado pelo governo de Cabo Verde. O pugilista, de 27 anos, que treina em Portugal, vai estar em Cabo Verde depois dos Jogos Olímpicos.
Recorde-se que o atleta perdeu este domingo, por pontos, frente ao uzbeque Hasanboy Dusmatov e falhou o acesso à final na categoria dos 51Kg. No combate realizado no Arena Nord, David Pina defrontou o medalha de ouro dos Jogos Olímpicos do Rio2016 e perdeu por 5-0, numa votação unânime dos cinco juízes. Dusmatov é também três vezes campeão asiático e venceu o campeonato mundial em 2023.
Na caminhada para o bronze, David Pina venceu nos oitavos-de-final de final o tailandês Thitisan Panmot e no quartos-de-final derrotou o zambiano, campeão africano, Patrick Chinyemba.
Cabo Verde vai terminar a participação nos Jogos Olímpicos de Paris2024, no dia 11 de Agosto, com o maratonista Samuel Freire.