Carlos Monteiro falava durante a cerimónia de inauguração da infra-estrutura desportiva que inclui uma pista de seis corredores, caixa de salto para triplo salto e salto em cumprimento. Também terá um corredor para salto com vara, assim como o colchão e a vara para o salto em altura.
“Estaremos logo a seguir às olimpíadas do desporto escolar a espera da segunda fase do projecto da empresa que fez a colocação da pista porque irá levar mais um corredor na parte exterior e mais um corredor na parte interior. Naturalmente, São Vicente irá ter uma certificação internacional para esta pista e será logo a seguir a colocação dos dois corredores, do corredor para salto com vara e do espaço para salto em altura e também da caixa de água. A partir daí podemos ter o Estádio Adérito Sena a concorrer para receber competições internacionais de atletismo, sobretudo do nosso continente”, diz.
A pista de tartan servirá toda a região Norte do país. O ministro Carlos Monteiro diz que o financiamento é 100% feito pelo Governo, mas que na segunda fase conta com a parceria da Câmara Municipal de São Vicente, sobretudo na “correcção das obras de engenharia civil”.
“O investimento que este Governo faz no desporto é um investimento paciente, contínuo e convicto de que o desporto é um dos eixos principais do desenvolvimento de Cabo verde”, diz.
Para o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves a obra constitui um marco histórico para São Vicente e para a região norte do país.
“Mais uma grande obra. Essa pista de atletismo, tanto que os atletas pediam, e chegou o momento de mostrar-lhes que também era a nossa preocupação ter essa pista e ver os nossos jovens praticando em condições iguais ou semelhantes a outros jovens. Vamos continuar os trabalhos. O campo necessita de muito trabalho, mas nós temos a consciência das necessidades do país e de São Vicente. Iremos passo a passo. Os que estão com pressa que sigam, mas nós iremos passo a passo, mas passo firme”, refere.
De acordo com o Governo, trata-se de uma infra-estrutura desportiva moderna, equipada com seis pistas em tartan, com dimensões regulamentares oficiais, que cria condições ideais para treinos e competições de alto nível. Na ocasião, o ministro Carlos Monteiro anunciou que o executivo está a trabalhar para que as ilhas de Santo Antão e Fogo, assim como a região de Santiago Norte, tenham a sua pista de tartan de atletismo certificada.