"Não sou financiada por dinheiro do Estado" - Isabel dos Santos

PorNuno Andrade Ferreira,29 fev 2016 15:48

1

A empresária angolana Isabel dos Santos, filha de José Eduardo dos Santos, presidente de Angola há quase quatro décadas, e a mulher mais rica de África garante que a sua fortuna não resulta de qualquer financiamento estatal ou de fundos públicos. Numa rara entrevista, dos Santos explica que sempre quis ser independente e não estar à sombra dos pais.

 

Ao Wall Street Journal do último sábado, a discreta Isabel respondeu a perguntas sobre a origem do seu dinheiro, tema que chegou nos últimos meses à discussão política europeia, depois de cinco eurodeputados terem pedido à Comissão Europeia para investigar a compra de uma posição maioritária – 66,1% - na tecnológica portuguesa Efacec.

A propósito, o WSJ recorda as “dúvidas legítimas de que o Estado angolano podia estar a financiar directamente as compras ‘privadas’ de Isabel dos Santos, incorrendo em inúmeras ilegalidades”.

Receios que Isabel dos Santos nega categoricamente. “Não sou financiada por dinheiro do Estado ou quaisquer fundos públicos”, comenta a empresária, que acrescenta que raramente vê o pai, porque ambos são “muito ocupados”.

A compra da Efacec foi feita através da Winterfell Industries, uma empresa criada apenas em Dezembro de 2014, registada na Madeira e controlada pela empresária angolana. Ora, dois meses antes do negócio, chegou de Luanda uma ordem, assinada por José Eduardo dos Santos, a autorizar a aquisição, por parte da eléctrica angolana, de 40% do capital da Winterfell. A empresária explica que a compra da posição ainda não está concluída. Entretanto, a Efacec passou a fornecer três barragens que estão a ser construídas em Angola. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Nuno Andrade Ferreira,29 fev 2016 15:48

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  1 mar 2016 12:04

1

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.