África Subsaariana: Grandes economias lideram recuperação económica

PorAndré Amaral,4 dez 2017 10:27

Estudo realizado pelo Ecobank aponta para sinais de recuperação económica na África Subsaariana. 

 

A Nigéria e a África do Sul secundadas por Etiópia, Costa do Marfim e Gana estão a liderar a recuperação económica da zona subsaariana do continente africano, aponta um estudo realizado pelo Ecobank. Um crescimento baseado no “aumento da produção de petróleo (de forma mais destacada no Gana, na República do Congo, na Nigéria e em Angola), pelo reforço do investimento em infraestruturas na África Ocidental e Oriental” e também “pela melhoria das condições climatéricas que fazem pressagiar boas colheitas”.

No entanto, o mesmo estudo aponta que “este reforço da actividade económica, para além de uma melhoria moderada nos preços do petróleo e dos minerais, irá ajudar a diminuir o défice actual, mas a pressão sobre as moedas da África Subsaariana irá permanecer”.

Outra tendência emergente, segundo este estudo, aponta para  o “facto de o sector do gás da África Ocidental se vir a tornar um grande centro de actividade em 2018” com o desenvolvimento de gasodutos, plataformas flutuantes de gás natural liquefeito (FLNG) e de grandes projectos de campos de gás.

Por último, a terceira tendência destacada pelo Ecobank, sugere que a inovação em finanças e tecnologia em África irá acelerar em 2018, “impelida por uma nova geração de africanos 'nativos digitais’. A proliferação de hubs tecnológicos em África (de forma mais destacada na África do Sul, no Quénia, no Ruanda, na Nigéria, no Gana e na Costa do Marfim), irá alimentar a próxima onda de startups africanas e ajudá-las a entrar em contacto com investidores”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:André Amaral,4 dez 2017 10:27

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 dez 2017 9:12

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.