Uma nova agenda para o turismo africano

PorExpresso das Ilhas,14 mar 2018 16:40

Ministros do Turismo de África estiveram reunidos, no passado dia 8, em Berlim. Da reunião, realizada sob a égide da Organização Mundial do Turismo, saiu uma nova agenda para o continente africano. “O documento final será adoptado e aprovado pela Comissão da OMT para África, num encontro a ser realizado na Nigéria, em Junho de 2018”, avança o governo.

O turismo em África cresceu cerca de 8% em 2017, um valor que supera a média mundial, e mostra o peso crescente do sector para o “desenvolvimento para todo o continente, com a imensa diversidade natural, cultural e de vida selvagem representa o principal vector de desenvolvimento”.

Na reunião, e segundo uma nota que o governo enviou à comunicação social, o Secretário Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, sublinhou que “o turismo tem uma enorme potencial, com vista a gerar novas oportunidades de desenvolvimento em África, sempre e quando forem geridos correctamente, isto é tendo em conta a sustentabilidade económica, social e ambiental”.

A mesma nota dá conta que entre os temas da Agenda da OMT para África “figuram a conectividade, a imagem e a Marca África, a redução da pobreza, mudanças climáticas, a educação e o desenvolvimento de competências e financiamento. Os participantes sublinharam a importância de sensibilizar outros sectores da economia relativamente ao amplio impacto que o turismo pode ter em benefício das sociedades e das populações e de promover o turismo como uma prioridade da agenda nacional”.

A Agenda para África da OMT, com quatro anos de duração, será aprovada na 61ª reunião da Comissão Regional para África, um encontro anual dos países membros da OMT do continente que terá lugar na capital da Nigéria, Abuja, de 04 a 06 de Junho próximos.

Na reunião participaram os seguintes países: Angola, Cabo Verde, Camarões, Congo, Côte d'Ivoire, Etiópia, Gambia, Kenya, Madagáscar, Mali, Maurícias, Marrocos, Moçambique, Nigéria, Sudão, Zâmbia e Zimbabwe.


Registe-se no site para receber gratuitamente a newsletter Hoje, com as principais notícias do dia. É grátis e seguro. Clique aqui.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,14 mar 2018 16:40

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 fev 2019 10:57

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.