Cabo Verde participa pela primeira vez no Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo

PorInforpress, Expresso das Ilhas,24 mai 2018 6:56

Cabo Verde participa pela primeira vez numa sessão do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), que decorre desde hoje até sexta-feira, na cidade espanhola de San Sebastián, anunciou o Governo.

Em comunicado, o gabinete de imprensa do Governo informou que a delegação cabo-verdiana é liderada pelo ministro do Turismo e Transportes e ministro da Economia Marítima, José da Silva Gonçalves.

Nesta 108.ª sessão, de acordo com o comunicado do Governo, o Conselho Executivo (CE) da OMT vai discutir “temas de enorme importância” para a organização, nomeadamente, a situação e as actividades actuais da organização, a situação do turismo mundial, as perspectivas para 2018 e a visão e prioridades de gestão.

Cabo Verde foi eleito membro do Conselho Executivo da OMT em Setembro de 2017.

Na reunião de San Sebastián participa, também, o novo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, diplomata da Geórgia, que assumiu o cargo em 01 de Janeiro último.

Além da apresentação do seu relatório, Zurab Pololikashvili vai divulgar as novas prioridades da OMT e discutir, com os participantes, o tema “Turismo e a Transformação Digital”.

O Conselho Executivo reúne mais de 30 ministros do sector do Turismo de todas as regiões do mundo, em representação dos 158 países membros da OMT, para definir as linhas de acção da organização que lidera o turismo mundial.

Além dos membros do CE participam também na reunião de San Sebastián responsáveis do sector privado do turismo, de outros organismos das Nações Unidas e corpo diplomático, num total de cerca de 250 representantes.

A Organização Mundial do Turismo é a agência das Nações Unidas responsável pela promoção de um turismo sustentável e de acesso universal.

Cabo Verde é membro da OMT desde 2001.

Autoria:Inforpress, Expresso das Ilhas,24 mai 2018 6:56

Editado porAndre Amaral  em  13 fev 2019 23:22