Cabo Verde deve olhar para outros modelos de desenvolvimento turístico - OMT

PorExpresso das Ilhas, Lusa,29 mar 2018 6:43

Elcia Grandcourt
Elcia Grandcourt

​A directora regional para África da Organização Mundial do Turismo (OMT) defendeu quarta-feira que Cabo Verde deve olhar para novos modelos de desenvolvimento turístico que permitam maiores ganhos para as populações.

"O foco do sector turístico são as pessoas. Cada modelo e cada abordagem tem de assegurar efeitos para a comunidade e que as pessoas beneficiam realmente. Cabo Verde fez uma abordagem 'all inclusive', experimentaram isso, mas a indústria evoluiu e, obviamente, tem de olhar para outros modelos", disse Elcia Grandcourt. 

A diretora do Programa Regional para África da Organização Mundial do Turismo (OMT) falava aos jornalistas, na cidade da Praia, no final de um encontro com o ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde, José Gonçalves.

Elcia Grandcourt, que está acompanhada pelo director do departamento dos Transportes Aéreos da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), Boubacar Djibo, iniciou ontem uma missão de dois dias a Cabo Verde para avaliar a possível realização de uma conferência ministerial sobre turismo e aviação na região africana prevista para Abril de 2019, na ilha do Sal.

O sector do turismo representa mais de 20% do Produto Interno de Cabo Verde (PIB) e o seu desenvolvimento está ancorado no modelo de "resorts all inclusive", concentrados sobretudo nas ilhas do Sal e Boa Vista.

Estatísticas oficiais divulgadas recentemente revelam que os mais de 500 mil turistas que visitaram Cabo Verde em 2016 gastaram menos de um quarto do seu orçamento de férias no país, valor que tem vindo a diminuir desde 2014.

Os gastos dos turistas em Cabo Verde representaram apenas 17,2% da despesa total com as férias, percentagem que em 2015 foi 17,9% e em 2014 25,2%.

Em termos globais, os gastos dos turistas caíram de quase 200 milhões de euros em 2014 para cerca de 120 milhões de euros em 2016.

Elcia Grandcourt sublinhou a importância da diversificação da oferta turística, adiantando que esta é também a visão das autoridades do país.

"Experimentámos um modelo, temos de olhar para outros modelos. Há muito boas práticas que estão a ser implementadas com países com semelhanças com Cabo Verde. Temos vários países insulares que estão a liderar neste setor. A diversificação é cada vez mais importante para responder aos vários nichos de mercado", reforçou.

Elcia Grandcourt sublinhou igualmente a crescente importância do sector do turismo para muitas economias no continente africano, adiantando que os países "começam também a perceber o valor económico do sector". 

"As viagens e o turismo são cada vez mais importantes para várias economias. O contributo socioeconómico do sector é muito valioso. Cabo Verde é um país que depende bastante do turismo", disse, justificando a opção pelo país para a realização da conferência.

A responsável da OMT assinalou também os grandes desafios que se colocam ao turismo em África, considerando que vão desde a facilitação de vistos às ligações aéreas, passando pelas infraestruturas e pela segurança.

O ministro do Turismo e Transportes, José Gonçalves, explicou que a realização da conferência em Cabo Verde surge na sequência do lançamento, pelos chefes de Estado africanos, do projeto de um mercado único de transportes aéreos para África. 

"É a primeira vez que a OMT e a ICAO estão a fazer este encontro num país africano. É mais um passo na consolidação e amplificação [do mercado único]. Temos 26 países membros oficiais, mas há 54 países em África. Vai ser um passo decisivo no caminho para a criação deste mercado único", disse José Gonçalves. 

A missão da OMT e ICAO manterá hoje vários encontros com entidades ligadas ao setor do turismo, viajando quinta-feira para a ilha do Sal para avaliar as condições logísticas para a realização da referida conferência.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,29 mar 2018 6:43

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  29 mar 2018 16:39

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.