Crescimento económico dá sinais de abrandamento - INE

PorExpresso das Ilhas,16 abr 2018 11:17

Dados do Instituto Nacional de Estatística mostram que o crescimento económico continua a sua tendência de abrandamento no primeiro trimestre deste ano. Ainda assim, aponta o relatório do INE, a “conjuntura económica é favorável”.

No que respeita ao comércio em estabelecimentos os dados do INE mostram que o indicador de confiança “registou o valor mais alto dos últimos trinta e três (33) trimestres consecutivos, evoluindo positivamente face ao mesmo período do ano 2017, a conjuntura económica no sector é favorável”. No entanto, neste primeiro trimestre de 2018 o sector apresentou “insuficiência da procura e as dificuldades financeiras” como principais constrangimentos.

Já no que respeita ao comércio em feira, o INE destaca que o “indicador de confiança contrariou a tendência descendente do último trimestre e evoluiu positivamente face ao trimestre homólogo. A conjuntura no sector é favorável”.

O sector turístico, principal motor da economia nacional, os primeiros três meses do ano mostraram que “o indicador de confiança manteve a tendência descendente do último trimestre, no entanto, o indicador situa acima da média da série e manteve no mesmo nível relativamente ao trimestre homólogo, a conjuntura no sector é favorável”. Para os empresários do sector do turismo “o excesso de burocracia e regulamentações estatais” são os principais obstáculos a um melhor desempenho.

No sector turístico residencial, “o indicador de confiança registou o valor mais alto da série, evoluindo positivamente face ao trimestre homólogo, a conjuntura no sector é favorável. De acordo com os empresários a insuficiência da procura e as dificuldades no acesso ao crédito bancário foram os principais obstáculos do sector no decorrer do 1º trimestre 2018”.

Nos transportes, o clima de confiança, diz o INE, está em queda, tendo contrariado a tendência de crescimento dos últimos trimestres, “situando abaixo da média da série, no entanto, o indicador evoluiu positivamente face ao trimestre homólogo, a conjuntura no sector é desfavorável. De acordo com os empresários a concorrência e as dificuldades financeiras foram os principais constrangimentos do sector no decorrer do 4º trimestre”.

image

Outro dos sectores analisados foi o da construção. Aqui o indicador de confiança começou a cair neste primeiro trimestre de 2018 mas evoluindo, ainda assim, positivamente em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, aponta o INE, “a conjuntura no sector é desfavorável. Os empresários apontaram a deterioração das perspectivas de vendas e o nível elevado da taxa de juros como sendo os principais constrangimentos do sector”.

Por último, a análise ao sector da indústria transformadora. O INE aponta que neste sector o “indicador de confiança contrariou a tendência ascendente do último trimestre, mantendo no mesmo nível da média da série, evoluindo favoravelmente face ao trimestre homólogo”. Ainda assim, aponta o INE, a conjuntura no sector é favorável.

“Segundo os empresários, a frequente avarias mecânicas nos equipamentos e equipamento insuficiente foram os principais constrangimentos do sector no decorrer do primeiro trimestre 2018”, conclui o INE.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,16 abr 2018 11:17

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 fev 2019 10:57

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.