Os encontros de socialização presididos pelos especialistas Massimo Meloni, oficial de Assuntos Económicos e Avaliações de Política de Investimentos, e Ariel Ivanier, oficial de Assuntos Económicos do United Nations Conference on Trade and Development, Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), arrancam na Cidade da Praia, na segunda-feira, 23, no dia 24, no Sal, e no dia 25, em São Vicente.
De acordo com uma nota de imprensa daquela instituição, o objectivo da Revisão da Política de Investimento de Cabo Verde é melhorar o quadro de investimentos o seu fluxo e de ter um impacto positivo no aumento do emprego, receitas fiscais e na redução da pobreza.
“No âmbito da elaboração deste documento, foram realizadas duas missões ao país e dando sequência ao processo, uma equipa do UNCTAD estará no arquipélago para promover um workshop para a validação da análise e das recomendações da primeira versão do relatório projectado para o investimento no desenvolvimento sustentável”, adianta a mesma fonte.
De acordo com o comunicado, a Revisão da Política de Investimento de Cabo Verde consiste num diagnóstico do quadro jurídico, regulatório e institucional do país para o investimento.
“Este trabalho já foi realizado pela UNCTAD em diversos países, tendo-se revelado como um guia adequado a cada realidade no sentido de impulsionar a reforma política para estimular o investimento e aumentar os benefícios do investimento directo externo, sendo flexível de acordo com as necessidades do país, sinergias e apoio à implementação das recomendações”, lê-se no documento.