Valter Silva, responsável pelo pelouro de promoção empresarial da autarquia portonovense, explica que o encontro faz parte de uma série de 17 fóruns sobre ecoturismo previstos para os próximos dois anos.
“Amanhã chegam ao Porto Novo especialistas em áreas do turismo e eco turismo sustentável, na área do desenvolvimento local, mas também alguns presidentes das câmaras de Madeira, Canárias, Açores, Mauritânia e Senegal. Será uma reunião alargada, onde os vários parceiros vão apresentar os seus planos de acção para o ecoturismo nos seus municípios”, indica.
O projecto Eco-Tur colocou à disposição do município do Porto Novo cerca de quatro mil contos para a promoção do turismo rural. Segundo Valter Silva, o valor vai ser aplicado na requalificação da rota turística que liga Ribeira das Patas ao Planalto Norte.
Eco-Tur integra uma rede de municípios, da qual Porto Novo faz parte, e que tem como missão a conservação e promoção do património natural e etnográfico, através de criação de produtos turísticos.
Além do Porto Novo, a rede inclui municípios de regiões periféricas da UE (Açores, Madeira e Canárias) e ainda Senegal e Mauritânia.