Novo cabo submarino entre Europa e América Latina vai passar por Cabo Verde

PorAndre Amaral,13 jun 2018 9:31

Cabo submarino que vai ligar Portugal ao Brasil vai passar na Madeira e em Cabo Verde. CVTelecom e EllaLink já assinaram um memorando de entendimento para a passagem do cabo de fibra óptica em Cabo Verde.

Construído para responder ao aumento cada vez maior do tráfico de dados entre a Europa e a América Latina, o EllaLink vai estar operacional em 2020. Quando estiver concluído será a única infraestrutura do género a fazer a ligação directa entre os dois continentes e terá cerca de 6000km de comprimento permitindo a ligação ao arquipélago da Madeira e também a Cabo Verde.

Esta nova ligação a Cabo Verde permitirá aumentar a capacidade do país na área das telecomunicações e do fornecimento de serviços de internet e é um passo decisivo para instalação de um serviço de 5G e cloud computing.

Após a assinatura do acordo o PCA da CVTelecom declarou que Cabo Verde “saúda esta oportunidade de ter mais esta ligação por fibra óptica e acreditamos que esta nova infraestrutura vai reforçar a capacidade do país como um hub estratégico na área das telecomunicações com acesso directo à Europa e às Américas”.

Para Alfonso Gajate, PCA da EllaLink, “este compromisso da Cabo Verde Telecom representa mais um grande passo para a EllaLink tendo em vista a construção e a confirmação que é necessária uma melhor comunicação entre a Europa e a América Latina. Estamos também orgulhosos por podermos ajudar Cabo Verde a melhorar a sua economia digital”.

O EllaLink é um cabo submarino que liga a Europa ao Brasil, mais exactamente os hubs de São Paulo e Fortaleza a Lisboa e Madrid. O sistema está a ser construído pela Alcatel Submarine Networks e é um dos cabos de nova geração oferecendo 72 terabits de capacidade. O Ellalink terá ligações em Santos e Fortaleza no Brasil e em Sines, em Portugal a partir de onde se farão as ligações a Lisboa e Madrid. O novo cabo submarino estará em funções em 2020.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Andre Amaral,13 jun 2018 9:31

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  14 jun 2018 10:24

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.