A ligação servirá ainda como ponto para o transbordo de carga para o Mediterrâneo, nomeadamente outros portos em Espanha, bem como Itália, Grécia e Turquia.
Numa nota de imprensa enviada à Rádio Morabeza, o grupo indica que “o reforço do Lince Class, com uma nova escala no continente europeu, vai aproximar a Península Ibérica e o Mediterrâneo dos mercados africanos de Cabo Verde (Praia e Mindelo) e Guiné-Bissau”.
A partir de Algeciras, o serviço regular Lince Class vai garantir um tempo de trânsito de apenas 3 dias para a Praia, 5 dias para Mindelo e de 10 dias até Bissau. A partir de Lisboa, o Transit Time é de 5 dias até à Praia, 7 dias para Mindelo e de 12 dias até Bissau.
O Lince Class descarrega na Cidade da Praia as importações destinadas a Cabo Verde e aos mercados africanos de proximidade, recebendo no Mindelo as cargas de exportação com destino a Leixões, Lisboa e Algeciras e dirigidas à Europa, Mediterrâneo e resto do mundo.
Em Março, o Grupo ETE reforçou a sua presença em Cabo Verde com dois novos serviços: ‘Lince Class’ e o ‘Atobá’. O primeiro para a ligação de e para Portugal, o segundo é um serviço de cabotagem inter-ilhas que liga, depois, à Mauritânia e Guiné-Bissau
O ‘Lince Class’, segundo a Transinsular é “a ligação marítima mais rápida com Cabo Verde a partir de Portugal (Leixões/Lisboa) e Canárias (Las Palmas), tornando-a na solução mais competitiva para a exportação de produtos oriundos de Portugal, Espanha, Norte da Europa e Mediterrâneo”.