Olavo Correia defende criação de banco de desenvolvimento para a CPLP

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,29 mai 2019 7:45

Olavo Correia
Olavo Correia

​O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, defende a ideia de criação de um banco de desenvolvimento para a CPLP, ciente de que a instituição poderá proporcionar um “espaço económico forte” para a comunidade, nos mais diversos domínios.

O governante falava à margem da reunião da Comissão Especializada de Finanças e Orçamento (CEFO), que aconteceu na Assembleia Nacional, na Cidade da Praia.

Na ocasião, avançou que a ideia deve ser devidamente analisada, mas o importante, é que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) tenha instrumentos para intervir e criar um “espaço económico forte, efectivo, com empresas pujantes, competitivas”, nos mais diversos domínios.

“Só assim podemos criar uma comunidade que será útil a todo o espaço da própria CPLP!”, defendeu.

Olavo Correia esclareceu que a formação deste banco para a CPLP acontecerá como todos os bancos de desenvolvimento, ou seja, inicialmente tem que ter um capital próprio dos Estados, para ser um banco com capital soberano, e depois irá ao mercado de capitais, procurar financiamento, sobretudo a custo muito mais baixo, para depois financiar as empresas nos respectivos países.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,29 mai 2019 7:45

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  24 fev 2020 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.