Através de uma nota, o Ministério da Indústria, Comércio e Energia comunica que as inspecções às unidades de produção de aguardente de cana-de-açúcar, com vista ao próximo período de industrialização do grogue, que decorre entre Janeiro e Junho, iniciam-se a 11 do mês que vem e terminam a 05 de Fevereiro.
No Porto Novo, onde existem 30 unidades de produção, os produtores prometem apostar num “bom ano da safra da cana sacarina” e “zelar” para que este município continue a produzir “um grogue de excelente qualidade”.
Numa recente visita a Porto Novo, nos princípios de Dezembro, o novo inspector geral da IGAE, Paulo Monteiro, assegurou que a instituição vai privilegiar, ao longo do período de industrialização da aguardente, numa “fiscalização pedagógica” junto dos produtores.
Entretanto, os produtores e os autarcas em Santo Antão têm estado a pedir a instalação de uma delegação da IGAE nesta ilha, com vista a uma presença mais efectiva desta autoridade nos três municípios, onde estão localizados 173 alambiques.