“A taxa de variação trimestral do índice de produção na construção civil no 1º trimestre de 2021, foi de -5,7%, traduzindo numa queda de produção face ao trimestre anterior”, refere o INE.
Conforme a mesma fonte, no primeiro trimestre de 2021, o índice de produção na construção civil situou-se em 110,7 correspondendo a um aumento de 7,0% face ao período homólogo de 2020.
“Os materiais de base, os materiais de revestimento e os de pintura foram os que mais contribuíram na variação homóloga global”, informa ainda, detalhando que os materiais de instalação e canalização sanitária (44,3%), materiais de electricidade (35,5%), esquadria (25,1%), material de revestimento (21,3%) e material de pintura (10,7%) tiveram variações acima da média verificada no IPCC (7,0%). Já os materiais de base (3,5%) e outros materiais de construção (-12,8%) viram as suas variações inferiores às do IPCC.
Entretanto, atendendo à taxa de variação trimestral do índice de produção na construção civil, esta fixou-se, em -5,7%, no primeiro trimestre de 2021, o que corresponde a uma queda de produção em relação ao quarto trimestre do ano transacto. Este valor é inferior em 7,9 pontos percentuais (p.p) face ao registado no trimestre anterior.
O Inquérito Índice de produção na construção civil (IPCC) é uma investigação estatística periódica que se realiza com o propósito de avaliar e analisar a evolução das principais variáveis económicas das empresas que se dedicam, principalmente, a actividades de construção.