Preparação da campanha agrícola do MAA já está em curso

PorSheilla Ribeiro,12 jul 2021 11:09

A preparação da campanha agrícola do Ministério da Agriculta e Ambiente(MAA) já está em curso e a sua efectivação acontecerá quando começarem as chuvas ou quando se detectar a sua ausência em todas as ilhas de vocação agrícola e pecuária. Em situação de escassez, a prioridade do Governo será garantir a disponibilidade de água potável às populações nas zonas rurais.

A informação foi hoje avançada pelo secretário de estado da Economia Agrária, Miguel Ângelo Barreto da Moura, em conferência de imprensa.

Conforme avançou, há probabilidade de ocorrência de dois cenários para o ano agrícola 2021/2022, um ano com chuvas deficitárias e próximas da média anual, ou um ano com chuvas dentro da média anual.

Nesse contexto e considerando o cenário de mais um ano de chuvas deficitárias, o MAA pretende reforçar a mobilização da água para o abastecimento das populações através da instalação de uma dessalinizadora de 1200 metros de água/dia na localidade de Ribeira da Barca, no Concelho de Santa Catarina.

Ainda para garantir a disponibilidade de água potável às populações nas zonas rurais, o executivo vai recorrer a um concurso para aquisição e instalação de uma nova dessalinizadora de 800 metros cúbicos de água/dia no Concelho de Tarrafal.

Segundo o secretário de estado da Economia Agrária, através da empresa pública Água de Rega (AdR) o MAA está a acelerar a implementação do maior programa de mobilização de água para agricultura em Cabo Verde, priorizando a dessalinização da água salobra e água do mar, no montante de 35 milhões euros, em que serão instaladas dezenas dessalinizadoras.

“Eu posso garantir que no âmbito da linha de crédito com a Hungria de 35 milhões de euros, a primeira tranche já está disponível aqui em Cabo Verde para iniciar os projectos de mobilização de água dessalinizada, para iniciar os projectos de reformulação ou construção de sistemas de tratamentos de utilização de águas residuais”, assegurou.

Já estão em andamento os projectos hidroagrícolas nas proximidades das barragens de Faveta, Figueira Gorda, Saquinho e Principal para a criação de 170 novas áreas irrigadas.

“Está em curso o Programa de subvenção da agricultura com gota-a-gota num montante de 120 milhões de escudos que já está disponível para os agricultores e neste momento grande número de agricultores já estão a tirar proveito dessas linhas de crédito”, anunciou.

Quanto à pecuária, Miguel Ângelo Barreto da Moura referiu que face às previsões que apontem para situações agrometeorológicas desfavoráveis, serão privilegiadas a continuação do processo de optimização e contingentação do efectivo animal ruminante.

Também serão privilegiadas a promoção da prática da recolha e conservação de pasto como actividade geradora de rendimento.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,12 jul 2021 11:09

Editado porSheilla Ribeiro  em  13 jul 2021 11:38

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.