O papel da Zona Económica Especial Marítima, em São Vicente, no desenvolvimento do país, a investigação aplicada e a sustentabilidade dos oceanos, a literacia do oceano na educação para a cidadania são alguns dos temas que estarão em análise durante o evento, segundo o programa provisório, apresentado esta quarta-feira.
A presidente da Cabo Verde Ocean Week, Eneida Gomes, destaca o papel do evento na promoção da sustentabilidade ambiental e preservação dos oceanos.
“A Cabo Verde Ocean Week aborda, uma vez mais, a importância dos oceanos para a sustentabilidade do planeta, o impacto das actividades ligadas ao mar na economia do país, identificando áreas de negócios que permitam explorar, de forma sustentável, os recursos marinhos”.
Eneida Gomes considera que a CVOW é uma marca que “conquistou respeito internacional, deu visibilidade ao país e chamou a atenção do mundo para as potencialidades das ilhas”.
Questionada sobre os ganhos do evento, que já vai na 4ª edição, Eneida Gomes aponta, nomeadamente, para a criação do Campus do Mar.
“São embriões gerados dentro da Ocean Week. Já foram feitas grandes parcerias a nível internacional e nacional, projectos que têm vindo a ser desenvolvidos, que vinham antes e que dentro da CVOW foram fortalecidos”, comenta.
Portugal, Canárias, Espanha e Alemanha são os países que marcarão presença no evento, cuja cerimónia oficial acontece no dia 22 de Novembro, com a presença do Presidente da República, José Maria Neves.