Padarias da capital já começaram a subir preços

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,8 fev 2022 7:39

As padarias da Cidade da Praia têm praticado preços diferenciados na venda de pão e de outros produtos derivados de farinha de trigo, tendo algumas optado pelo aumento dos preços.

A razão dessa subida de preços, segundo os proprietários, tem a ver com o facto de um saco de 50 kg da farinha de trigo ter aumentado de 2.340 escudos para 2.840 escudos (mais 500 escudos), o que representa um aumento de 19 por cento (%).

Segundo relata, hoje, a Inforpress o preço do pão (carcaça grande e pequena), subiu em algumas padarias e outras optaram por manter o preço e diminuir o volume dos produtos, principalmente o pão.

A gerência da Sodade em Achada Santo António, que aumentou o preço de pão carcaça de 11 para 13 escudos ,esclareceu que os aumentos vêm acontecendo por causa dos custos ligados directamente com a produção, “sem contabilizar os indirectos como é o caso da distribuição” .

“Confrontamo-nos primeiramente com aumento da energia, sucessivos aumentos do combustível e relacionados, aumentos esses que fomos suportando”, precisou Longino dos Reis, defendendo que não se trata de um aumento , mas sim de um “ajuste”.

“ Não é e nem será um aumento, como é visto por todos, é sim um ajuste, para que possamos sobreviver e garantirmos que chegue a casa de todas as famílias esse bem precioso”, frisou.

A padaria Pão Quente, que está na presente em muitos bairros da Cidade da Praia, aumentou o preço de todos os produtos, com o pão carcaça, o mais procurado, a passar de 15 para 18 escudos.

Na padaria Montrond, em Achada São Filipe, que decidiu manter o preço, o responsável reconheceu que fica “muito difícil” não fazer o aumento devido ao acréscimo dos custos de confecção do pão e de outros produtos derivados de farinha de trigo.

No entanto, em conversa com a Inforpress, Viriato de Pina, representante das padarias da Cidade da Praia, adiantou à Inforpress que na próxima quarta-feira, 09, vão reunir-se para decidirem de forma concertada a subida de preço.

“Vamos reunir para, de forma concertada, aumentarmos os preços porque os preços do saco de farinha e da manteiga aumentaram. Caso contrário, a maioria das padarias vão fechar”, explicou Viriato de Pina, proprietário da Padaria Amélia, na Zona de Dinós, em Achada Santo António.

Por isso, disse entender que algumas padarias “como Sodadi e Pão Quente e outras” tenham decidido subir os preços, perspectivando que as outras vão ter que seguir esse caminho “se não querem fechar as portas”.

Viriato de Pina avançou que para melhor defender os interesses desta classe empresarial está na forja a criação de uma Associação das Padarias da Praia, “.

Devem reunir-se, brevemente, para formalizar a sua constituição.

De referir que em Maio de 2021, o Governo decidiu fixar os preços da farinha de trigo e do milho de segunda para travar a subida dos produtos a nível nacional, evitando a sobrecarga das famílias no acesso aos alimentos de primeira necessidade.

A resolução consta no Boletim Oficial nº 57 I Série de 31 de Maio de 2021, que aprovou a adopção de medidas adicionais de compensação financeira para a estabilização e manutenção de preços dos Produtos Alimentares de Primeira Necessidade (PAPN) durante o período da pandemia da COVID-19. Entretanto o período a vigência da resolução terminou a 31 de Janeiro.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,8 fev 2022 7:39

Editado porAndre Amaral  em  27 out 2022 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.