Banco internacional apoiado pela China suspende projetos na Rússia

PorExpresso das Ilhas, Lusa,3 mar 2022 16:52

O Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas, apoiado pela China e com sede em Pequim, anunciou hoje que "todas as actividades relacionadas com a Rússia e a Bielorrússia foram suspensas e estão sob revisão" devido à guerra na Ucrânia.

"À medida que a guerra na Ucrânia se desenrola, o Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (AIIB, na sigla em inglês) estende os seus pensamentos e simpatia a todas as pessoas afectadas. Os nossos corações estão com todos os que estão a sofrer", lê-se num comunicado publicado no portal daquela entidade.

A Rússia é membro fundador do banco de desenvolvimento, com uma participação de 6,7%. 

Ucrânia e Bielorrússia não são membros do banco, a primeira instituição financeira internacional proposta pela China, e vista como um potencial rival do Banco Mundial, apoiado pelos Estados Unidos.

A China tem 30,34% do capital e 26,06% dos votos do novo banco.

"O AIIB está pronto para estender o financiamento de forma flexível e rápida e apoiar os membros que foram afetados negativamente pela guerra, direta ou indiretamente", acrescentou o comunicado.

Referindo-se à "guerra na Ucrânia", o AIIB foi além de outras instituições ligadas ao Governo chinês, que designam oficialmente o ataque russo como uma "operação militar".

A reunião anual do AIIB devia realizar-se, este ano, na Rússia, embora não tivesse ainda sido anunciada uma data.

O ministro do Desenvolvimento Económico da Rússia, Maxim Reshetnikov, disse anteriormente que Moscovo está a "trabalhar activamente com o banco para expandir o financiamento em projetos nos sectores dos transportes, finanças e energia".

A China enfrenta um crescente escrutínio, numa altura em que a Rússia é isolada do sistema multilateral.

Alguns bancos russos foram expulsos do Swift, uma ferramenta de mensagens que ajuda a alimentar o sistema bancário global de transações, em resposta à invasão da Ucrânia.

Os países do G7 puniram também o banco central da Rússia, cortando-o de cerca de metade das suas reservas estrangeiras, que são mantidas em instituições financeiras dos membros.

A China disse que a soberania e a integridade territorial de todas as nações devem ser respeitadas, um princípio de longa data da política externa chinesa e que pressupõe uma postura contra qualquer invasão. Ao mesmo tempo opôs-se às sanções impostas contra a Rússia e apontou a expansão da NATO para o leste da Europa como a raiz do problema.

A invasão veio depois de Xi Jinping ter recebido, em 04 de Fevereiro, o homólogo russo, Vladimir Putin, em Pequim. A declaração conjunta emitida depois do encontro indicou que a "amizade entre os dois Estados não tem limites e que não há áreas 'proibidas' de cooperação".

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,3 mar 2022 16:52

Editado porAndre Amaral  em  4 mar 2022 9:49

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.